AGS realiza Censo do Ecossistema de Startups do Rio Grande do Sul

O levantamento traçou o perfil das empresas gaúchas de inovação e tecnologia

AGS realiza Censo do Ecossistema de Startups do Rio Grande do Sul AGS realiza Censo do Ecossistema de Startups do Rio Grande do Sul

A Associação Gaúcha de Startup (AGS), em conjunto com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), realizou a segunda edição do Censo do Ecossistema de Startups do Rio Grande do Sul. O levantamento, realizado no mês de novembro, traçou o perfil das empresas gaúchas de inovação e contou com a participação de diferentes players, que responderam a um questionário disponibilizado pela AGS.  

A edição deste ano do Censo, confirmou que a maioria das startups gaúchas (68,3%) estão concentradas na Região Metropolitana de Porto Alegre, Centro Sul, Vale do Caí, Vale do Rio do Sinos e Paranhana. A segunda região com mais empresas de inovação e tecnologia é o Sul do estado, com 9,6%.

O levantamento mostrou, também o avanço de fronteiras na área de atuação das startups gaúchas. 59,6% delas atuam no mercado nacional e 15,4% no mercado internacional. Enquanto, 18,3% têm sua cidade ou região como área de atuação e 6,7% o estado.

O ecossistema gaúcho permanece jovem. Cerca de 40% das empresas que responderam ao questionário têm até um ano de atividade. Outras 38,5% possuem de um a três anos e 12,5% de três a cinco anos de operação.

Mais da metade das startups gaúchas encontra-se no estágio de escalonamento sem investimento, somando 52,9%. Outras 27,9% estão construindo o produto. Já 13,5 % também estão em escalonamento, porém, com investimento e 5,7% estão na fase de validar o problema.

A modalidade de investimento mais adotada pelas empresas é “próprio” (65,4%), seguida por “aceleradoras” (12,5%), “sócio” (9,6%), “anjo/família” (8,7%) e “editais/ fundos” (3,8%).

Entre as principais dificuldades apontadas pelas empresas estão: o acesso ao mercado, captação de investimento e a formação de uma equipe com perfil adequado. Mais informações sobre o resultado do Censo 2018 podem ser conferidas aqui.

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Foto: Reprodução.