Donald Trump anuncia iniciativa para impulsionar inteligencia artificial

A iniciativa foi divulgada em meio aos avanços chineses no desenvolvimento da tecnologia

Donald Trump anuncia iniciativa para impulsionar inteligencia artificial Donald Trump anuncia iniciativa para impulsionar inteligencia artificial

Nesta segunda-feira, dia 11, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma ordem executiva com o objetivo de promover o crescimento da inteligência artificial (IA) no país. A iniciativa prevê o financiamento e o uso de recursos federais para pesquisas em IA e a criação de padrões internacionais para a regulamentação da tecnologia.

A “American AI Initiative”, como foi chamada a estratégia, visa manter o país como líder na tecnologia. Cerca de 20 nações criaram programas específicos para o desenvolvimento da tecnologia, desde 2017.

A ordem executiva norte-americana, prevê que dados e equipamentos federais sejam disponibilizados para pesquisadores da área de IA. Agências do governo vão priorizar investimentos em pesquisas no setor. Enquanto, trabalhadores de diversos segmentos vão ser capacitados para as mudanças no mercado de trabalho com a automação de serviços. Segundo o The Wall Street Journal, é possível que a medida aumente os riscos de violações de dados e, provavelmente, seja examinada por especialistas defensores da privacidade.

Os padrões éticos para uso das tecnologias serão estabelecidos. Também, está previsto um esforço em conjunto com a comunidade internacional para acelerar as pesquisas.

Neste primeiro anúncio não foi definido um financiamento público para as pesquisas da área. Também não foi divulgado um cronograma para atingir os objetivos propostos. No próximo semestre deve ser disponibilizado um plano mais detalhado.

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Fonte: StartSe. Foto: Evan Vucci, AP.