Gigante russa da internet inicia testes de entregas com robôs autônomos

Após a tecnologia ser aperfeiçoada, a Yandex vai consider a venda de robôs para outras empresas, além de usá-los em seus armazéns

Gigante russa da internet inicia testes de entregas com robôs autônomos Gigante russa da internet inicia testes de entregas com robôs autônomos

A Yandex começou a testar robôs de entrega autônomos, na mais recente adição ao seu arsenal tecnológico. Os testes da gigante russa da internet já estão em andamento na sede em Moscou, onde o dispositivo se move sozinho, mas sob supervisão humana.

Batizado de Yandex.Rover, em homenagem ao veículo de exploração espacial, robô tem o tamanho de uma maleta e pode andar pelas calçadas em ritmo de caminhada, carregando pequenos pacotes, usando uma tecnologia adaptada da unidade de carros autônomos da empresa.

Conhecida como “Google da Rússia”, a Yandex opera vários serviços que poderiam se beneficiar da entrega autônoma, em particular o serviço de entrega de restaurantes Yandex.Eda, o braço de comércio eletrônico Yandex.Market, uma joint venture com o banco russo Sberbank e lançou recentemente o serviço de entrega de compras de mercado, Yandex.Lavka.

Teste de carros autônomos – Em 2017, a Yandex começou a testar seus carros autônomos. Nos parques tecnológicos de Skolkovo e Innopolis, arredores de Moscou, os táxis sem motorista operam em zonas de teste.

Já no final de 2018, a empresa recebeu uma licença para operar em Israel. A Yandex também começará os testes nos Estados Unidos a partir de junho de 2020.

Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.