WhatsApp usará inteligência artificial para combater contas falsas e spam

Sistema bloqueia até 20% de contas falsas no momento de sua criação

WhatsApp usará inteligência artificial para combater contas falsas e spam WhatsApp usará inteligência artificial para combater contas falsas e spam

O WhatsApp anunciou mais medidas para combater o uso de contas falsas para enviar grandes volumes de mensagens. Para isso, a companhia implementou um sistema de inteligência artificial (IA), que aprende com situações já vividas pela companhia ao remover contas problemáticas e também com cenários específicos pelos quais seus engenheiros já passaram ao lidar com essas contas.

A companhia disse ter identificado vários tipos de abuso na plataforma, como software que permite ter diferentes contas funcionando ao mesmo tempo em um único computador. Também citou a existência de dispositivos que permitem o uso de vários chips telefônicos ao mesmo tempo.

Entre as informações utilizadas, estão o número IP, o país do número de telefone, a idade da conta e se ela começou a disparar muitas mensagens assim que foi criada. Por exemplo, uma conta que tentar disparar.

A companhia leva em consideração até o status “digitando”, que aparece no topo das conversas. Em ataques de spam, essa mensagem não aparece, então se muitas mensagens são disparadas sem ativar esse recurso, a IA bloqueia a conta.

O aplicativo diz que consegue banir dois  milhões de contas por mês com essas ações, 20% dos quais são barrados no momento da criação. Atualmente, o WhatsApp é usado por 1,5 bilhão de pessoas.

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Fonte: Revista Exame. Foto: Divulgação.