Rocket.Chat: Código aberto é chave para o sucesso

Com episódios disponibilizados mensalmente, a série SL DOCS do Silva | Lopes Advogados mostra startups de destaque nacional e internacional e exalta o quão rico é o ecossistema

A Rocket.Chat começou como um projeto de open source que buscava construir uma plataforma de comunicação unificada, onde fosse possível integrar vários outros sistemas. Criar um produto para resolver um problema que a própria startup tinha foi fundamental para seu  crescimento e sucesso meteórico.

Baseada em código aberto, a interface da Rocket.Chat atua como uma ferramenta de comunicação interna e externa que possibilita a troca de mensagens de texto, compartilhamento de arquivos e telas, link preview, realização de videoconferências, entre outras funcionalidades.

Criada em 2015, atualmente a startup tem 2,5 milhões de usuário ativos e cerca de 40 funcionários situados em Porto Alegre e em diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália e Índia.

Para o CEO e fundador da startup, Gabriel Engel, abrir o código é uma forma de provar a qualidade do serviço. O diferencial  da Rocket.Chat é ser uma plataforma de comunicação completa, que possui aplicativos, entre outras coisas, e permite que outras empresas também desenvolvam partes desse sistema.“A gente conseguiu criar uma comunidade de desenvolvedores enorme, por que eles entendem que a plataforma é onde eles também vão contribuir com pedaços da solução e vão poder customizar essa solução para empresas e organizações onde trabalham”, comenta.

Pioneiro no Brasil, o serviço disponibilizado pela startup ganha cada vez mais reconhecimento mundial. “Nossos investidores vieram até nós por causa disso, não foi nós que fomos atrás dele. Eles olharam a gente fazendo o produto”, relembra  Engel.

“Isso nunca acontece com um empresa que está só customizando já um projeto. Uma vez que tu és o disseminador da plataforma, tu estás jogando em outra liga”, completa.