Audiência pública discute futuro do mercado de trabalho gaúcho e as novas tecnologias Audiência pública discute futuro do mercado de trabalho gaúcho e as novas tecnologias

Audiência pública discute futuro do mercado de trabalho gaúcho e as novas tecnologias

O Silva | Lopes Advogados participou da reunião que abordou a transição nas relações de trabalho em decorrência da evolução dos processos produtivos

Nesta quarta-feira, dia 30, foi realizada a audiência pública que debateu “O profissional do século XXI: qual o futuro do mercado de trabalho gaúcho?”, coordenada pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, também foi discutido o mercado de trabalho e as novas tecnologias.

A trajetória do Silva | Lopes Advogados foi contada e apresentada pela integrante do time do escritório, Mariana Asterito. “A tendência é que as novas tecnologias, através da automatização de processos, passem cada vez mais a substituir as atividades físicas, o trabalho mecânico e até atividades mentais. Há insegurança, em contrapartida, quanto a extinção de cargos e empregos. Embora a substituição de pessoas pelas máquinas possa vir a causar crescente desemprego em atividades manuais, é fato que em contrapartida a tecnologia permitiu a abertura de diversas novas oportunidades ligadas à criação e produção dessas novas tecnologias, além de incentivar o empreendedorismo como um todo”, disse.

“Outro ponto bastante importante de ser mencionado é a criação e a possibilidade de geração de trabalho a partir da intermediação gerada através dessas novas plataformas digitais”, completou.

Também participaram da reunião, Faisal Karam, secretário estadual de Educação, Fernando Matos, secretário-adjunto da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia Política Estadual de Inovação; Mack Pedroso, diretor–geral IF Sul Rio-Grandense – Campus Sapucaia do Sul; Gustavo de Moraes, coordenador do Curso de Economia da PUC; Manoela de Oliveira, vice-Presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Desenvolvimento de Carreira; Bil Lara, diretor de negócios da startup da Garupa; Gustavo Casarin, presidente jurídico da Federasul; Isaque, professor da colégio estadual Afonso Emilio Massot; e Ramon Hans, diretor da Fundação Liberato. 

Foto: Divulgação.