Home » Blog » A inteligência artificial pode ajudar a identificar a fibromialgia

A inteligência artificial pode ajudar a identificar a fibromialgia

Utilizando a tecnologia de machine learning, o sistema se mostrou capaz de identificar a dor de pacientes com a síndrome

A inteligência artificial pode ajudar a identificar a fibromialgia A inteligência artificial pode ajudar a identificar a fibromialgia

A medicina pode ter conseguido um aliado no diagnóstico de fibromialgia, síndrome que causa dor e fraqueza muscular generalizadas. A patologia atinge de 3 a 6 % da população mundial.

Entre os sintomas apresentados pelos pacientes estão: fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, ansiedade e depressão. Entretanto, não existem exames que possam detectar a síndrome e, atualmente, o diagnóstico é feito com base nos relatos do paciente, após descartadas outras hipóteses. Os pacientes costumam passar por dez especialistas antes de receberem o diagnóstico, o que pode demorar cerca de sete anos.

De acordo com um estudo realizado em 2017, a inteligência artificial pode “enxergar” diferenças entre a dor sentida por quem tem e por quem não tem a síndrome. Utilizando um sistema baseado em machine learning, pesquisadores compararam imagens cerebrais de 37 pacientes com fibromialgia e de 35 pessoas saudáveis. Foram coletadas enquanto eles experimentavam uma dor “severa, mas tolerável” causada por uma pressão no dedão direito.

Foram encontradas, ainda, diferenças na atividade da ínsula, região do cérebro relacionada à integração sensorial, e do córtex pré-frontal medial, importante para a regulação emocional. Essas diferenças observadas configuram uma assinatura cerebral característica de pessoas com a condição.

O sistema foi programado para reconhecer esta assinatura e é capaz de identificar 93% de precisão quais imagens cerebrais eram de pessoas com fibromialgia e quais não eram. Além de colaborar para o diagnóstico, esse tipo de técnica poderia ajudar a definir os melhores tratamentos para cada paciente.

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Fonte: Revista Época Negócios. Foto: Divulgação.