Para Jing Zhao, um dos acionistas da Tesla, um presidente independente do conselho de administração é uma prática predominante em mercados internacionais. Com base nesta afirmação, Zhao apresentou uma proposta para substituir o presidente do conselho da empresa, Elon Musk. “A atual estrutura de liderança, na qual os cargos de presidente e CEO são ocupados por uma só pessoa, fornece uma liderança eficaz para a Tesla no estágio inicial. Mas agora, nessa indústria mais competitiva e em constante mudança, é cada vez mais difícil supervisionar os negócios e a alta gerência da Tesla (especialmente para minimizar quaisquer conflitos em potencial) que podem ser resultado da combinação das posições de CEO e presidente”, escreveu o acionista.
Zhao, que detém 12 ações da empresa, também pontuou as posições de Elon Musk na SolarCity e SpaceX, e como o envolvimento do CEO poderia levar a conflitos no futuro. Entretanto, o restante do conselho votou contra a proposta de Zhao. Em um comunicado oficial, o conselho diz que o sucesso de Tesla não teria sido possível sem Musk no comando da diretoria e até da própria empresa. “Considerando as oportunidades futuras de crescimento e a cuidadosa execução necessária para que a companhia possa alcançá-lo, o Conselho acredita que a empresa ainda é melhor atendida com o Sr. Musk como presidente”, afirmou o conselho.
Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.
Fonte: StartSe. Foto: Reprodução.