Home » Blog » Amazon chega a acordo com UE sobre uso de dados

Amazon chega a acordo com UE sobre uso de dados

Com o acordo, a gigante da internet evita multa

Amazon chega a acordo com UE sobre uso de dados Amazon chega a acordo com UE sobre uso de dados

Nesta terça-feira, dia 20, a Amazon.com acertou um acordo com a União Europeia envolvendo duas investigações antitruste. O bloco de países levantou preocupações sobre o uso de dados de vendedores, em uma medida que livrará a empresa de uma multa de até 10% de seu valor de negócio global.

No primeiro caso, a Amazon foi acusada de usar seu tamanho, poder e dados para impulsionar seus próprios produtos para obter uma vantagem injusta sobre comerciantes rivais que também usam sua plataforma de marketplace. A empresa concordou em não usar os dados dos vendedores para seu próprio negócio de varejo concorrente e seus produtos de marca própria.

O segundo caso foi sobre a igualdade de tratamento dos vendedores ao classificar suas ofertas para a “caixa de compra” em seu site que gera a maior parte de suas vendas. A Amazon concordou em criar uma segunda caixa de compra exibida de forma destacada para um produto rival se diferenciar substancialmente em preço e entrega do produto na primeira caixa.

De acordo com a Comissão Europeia, os compromissos finais da Amazon permanecerão em vigor por sete anos em relação ao Prime e à exibição da segunda oferta concorrente da Buy Box, e cinco anos para as demais partes dos compromissos. A Comissão alertou, ainda, que pode impor uma multa de até 10% do faturamento anual total da Amazon caso a empresa descumpra os compromissos.

Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.