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Amazon estaria negociando com a Azul Linhas Aéreas entrega de mercadorias no Brasil

A Azul atende mais de 50% dos destinos brasileiros atendidos pela rival mais próxima

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A Amazon estaria negociando com a Azul Linhas Aéreas a entrega de mercadorias no Brasil, segundo informações repassadas à Reuters. A potencial parceria é um forte indicativo de que a gigante varejista norte-americana está alinhando a distribuição para vender produtos diretamente a consumidores em todo o país.

Também mostra que a Amazon está levando a sério a superação dos desafios logísticos brasileiros, que incluem estradas de má qualidade, problemas de segurança e um território nacional continental.

Ambas empresas não quiseram comentar sobre o assunto.

E-commerce no Brasil– A Amazon tem entrado lentamente no competitivo mercado de varejo online do Brasil. A empresa começou com as vendas de livros eletrônicos em 2012, acrescentando livros físicos dois anos depois e oferecendo vendas terceirizadas de produtos eletrônicos em outubro.

Suas vendas online do Brasil dobraram em quatro anos e devem crescer a um ritmo de dois dígitos nos próximos anos. Porém, atualmente, a Amazon depende de fornecedores terceirizados para enviar produtos vendidos em seu site brasileiro. Ao que tudo indica esse cenário estaria mudando.

Em fevereiro, a Reuters informou que a Amazon estava procurando alugar um galpão de 50 mil metros quadrados nos arredores de São Paulo. No mês seguinte, a agência de notícias divulgou que a varejista se reuniu com uma série de fabricantes em São Paulo para discutir planos de estocar e vender produtos diretamente. Ambos os empreendimentos derrubaram as ações dos concorrentes brasileiros de e-commerce, como Magazine Luiza e B2W. O MercadoLivre também é rival da Amazon no México e no Brasil.

Com a potencial parceria com a Azul, a Amazon obteria acesso imediato a uma rede de mais de 100 aeroportos brasileiros. A companhia aérea acumulou uma participação de 18% do mercado do Brasil de voos domésticos na última década, ao operar jatos regionais e aviões turboélice em cidades menores não atendidas por outras operadoras.

A unidade de carga da Azul, Azul Cargo Express, aproveita a capacidade excedente em seus voos de passageiros para oferecer entregas rápidas tantos em metrópoles quanto em cidades distantes no país. A empresa oferece serviço porta a porta em mais de 3.200 municípios, além de um serviço especializado de e-commerce, o Azul Cargo E-Commerce.

Na semana passada, a Azul anunciou que alugou duas aeronaves de carga da Boeing “para apoiar o rápido crescimento de sua unidade de negócios de carga”.

Fonte: Época Online. Foto: Divulgação.