Brasil sobe cinco posições em índice internacional de inovação

Produtividade no trabalho e gastos totais com software foram os principais fatores para melhorar o desempenho brasileiro

Brasil sobe cinco posições em índice internacional de inovação Brasil sobe cinco posições em índice internacional de inovação

Ranking realizado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) mostra o Brasil na 57ª posição no Índice Global de Inovação (IGI), entre 132 países. O país ganhou cinco posições em relação ao ano passado. 

Os maiores indicadores de avanços do Brasil são o crescimento da produtividade no trabalho e gastos totais com software, em comparação aos dados de 2020. Segundo o levantamento, as principais fraquezas do país são formação bruta de capital, facilidade para abrir uma empresa, facilidade para obtenção de crédito e taxa tarifária aplicada.

Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a colocação brasileira é incompatível com o fato de o país ser a 12ª maior economia do planeta, no ano passado. A entidade também defende que o país possui um setor empresarial sofisticado. 

IGI – O índice é considerado um dos principais instrumentos de referência para dirigentes empresariais, formuladores de políticas públicas e aos que buscam conhecimentos sobre a inovação no mundo. As métricas do ranking podem ser usadas para monitorar o desempenho de um país, comparando-o com economias da mesma região ou mesmo grupo de renda.

A lista começou a ser publicada anualmente em 2007.  A melhor colocação que o Brasil já atingiu foi em 46º, em 2011. 

Fonte: Agência Brasil. Foto: Divulgação.

 

PODCAST

O que você precisa saber sobre gamificação