Conheça 5 healthtechs focadas em saúde mental

A população brasileira é considerada a mais ansiosa do mundo

Conheça 5 healthtechs focadas em saúde mental Conheça 5 healthtechs focadas em saúde mental

Cada vez mais frequente no cotidiano das empresas, a síndrome de burnout trata-se de um distúrbio psíquico causado pela tensão emocional e estresse ligado ao trabalho. Porém, engana-se quem pensa que esse cenário surgiu devido à pandemia de covid-19.

Antes mesmo da crise sanitário mundial, estudos já mostravam o aumento expressivo de casos de ansiedade, depressão e até mesmo o crescimento das taxas de suicídio ao redor do mundo. Vale ressaltar que, sim, a pandemia de covid-19, potencializou esse panorama, bem como ampliou a discussão sobre o tema e opções de como tratá-lo. 

Em 1º de janeiro, entrou em vigor uma nova classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que  torna o burnout como doença ocupacional crônica e o inclui no Código Internacional de Doenças.

Brasil – A população brasileira é a segunda com mais pessoas afetadas por esgotamento mental profissional, segundo a International Stress Management Association. O primeiro lugar é ocupado pelo Japão.

Já a OMS aponta o Brasil como 5º colocado no ranking mundial de depressão. O país liderada, ainda, o levantamento das nações com maior taxa de pessoas com ansiedade.

Soluções – Diante deste cenário, também cresce o número de healthtechs  brasileiras voltadas para a área de saúde mental. Essas empresas buscam encontrar soluções para auxiliar a população e as empresas. Confira, cinco healthtechs que se destacam no segmento:

Beetouch

A empresa desenvolve soluções que contemplam a criação de softwares, redes sociais e aplicativos móveis customizados na área de saúde.

OrienteMe

Especializada em saúde mental no ambiente corporativo, a healthtech oferece terapia online a colaboradores de empresas. No ano passado, a  empresa incluiu em seu portfólio, a opção de consultas com nutricionistas. 

Vitalk

A healthtech funciona por meio de uma assistente virtual disponível 24 horas por dia. A Viki, como é chamada a assistente virtual, é baseada em inteligência artificial e treinada por psicólogos. A solução é capaz de oferecer suporte para pessoas em situações de estresse, burnout, problemas de relacionamento com colegas de trabalho. 

Vittude

A healthtech auxilia empresas a cuidarem da saúde mental e do bem-estar dos colaboradores. Criada em 2016, a Vittude atende clientes em mais de 50 países.

Zenklub

Usando tecnologia e dados, a Zenklub conecta empresas e seus colaboradores aos melhores especialistas em terapia, coaching e programas de desenvolvimento. O atendimento é 100% online, via aplicativo ou computador.

Foto: Divulgação.