Home » Blog » PayPal investe em fintech sueca

PayPal investe em fintech sueca

A empresa europeia permite que bancos e fintechs acessem dados de forma mais fácil

PayPal investe em fintech sueca PayPal investe em fintech sueca

Nesta terça-feira, 4, o PayPal anunciou o investimento de 10 milhões de euros na startup financeira sueca Tink. A empresa da Suécia permite que bancos e fintechs acessem dados financeiros mais facilmente.

O PayPal vai usar a tecnologia da startup para permitir que os clientes conectem suas contas bancárias às suas contas da empresa de pagamentos norte-americana. Já a Tink, por sua vez, vai utilizar o financiamento para expandir sua equipe, construir novos produtos e conectar-se a mais bancos.

Tink – Criada em 2012, a startup desenvolveu uma plataforma que agrega dados de milhares de bancos em toda a Europa, permitindo que terceiros, como startups ou outros bancos, usem essas informações para construir e fornecer produtos e serviços. A Tink trabalha com bancos, incluindo o BNP Paribas, e empresas de tecnologia financeira, como a Klarna AB.

Em fevereiro, a empresa já havia levantado 56 milhões de euros de investidores, incluindo a Insight Venture Partners e os braços de capital de risco dos bancos Nordea e ABN Amro Group NV.  

Open Baking – A startup espera tirar proveito da Diretiva de Serviços de Pagamento 2 (PSD2). As novas regras relacionadas a pagamentos da União Europeia permitem aos consumidores contornar bancos autorizando terceiros a acessar seus dados bancários e iniciar pagamentos em seu nome.

Os incentivadores do Open Banking acreditam que facilitar o acesso de terceiros a dados de consumidores vai promover mais concorrência no setor bancário e levará a melhores produtos e serviços. “Você vê duas megatendências no setor bancário: uma mudança do analógico para o digital e do fechado para o aberto”, o presidente-executivo e co-fundador da Tink, Daniel Kjellén, em uma entrevista.

Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.