Rio Grande do Sul é segundo maior polo de startups do Brasil

A mudança é fruto de um conjunto de ações que envolve iniciativa pública, instituições de ensino e de fomento ao empreendedorismo

Rio Grande do Sul  é segundo maior polo de startups do Brasil Rio Grande do Sul  é segundo maior polo de startups do Brasil

Com 951 startups, o Rio Grande do Sul conquistou a segunda colocação no ranking de estados líderes no ecossistema brasileiro. O estado chegou ao posto em abril deste ano, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). O primeiro lugar é de São Paulo, que tem 3.671 empresas de tecnologia e inovação, desde dezembro de 2018.

O estado gaúcho ultrapassou Rio de Janeiro e Minas Gerais que, junto com São Paulo, mantinham a liderança desde 2015. A mudança é fruto de um conjunto de ações que envolve iniciativa pública, instituições de ensino e de fomento ao empreendedorismo, além do fato que grandes empresas estão voltando seu olhar para startups, com o objetivo inovar. “O Sebrae, quando impulsionado por um líder local, consegue fazer muitos eventos de aproximação entre empreendedores e investidores. E isso está acontecendo no Rio Grande do Sul de forma massiva. Ao mesmo tempo, empresas como GetNet e Grupo Randon fizeram com que muitos jovens começassem a criar seus negócios em parceria com eles por meio de programas de aceleração. Isso mostra que um Estado organizado é capaz de assumir a dianteira”, disse o presidente da Abstartups, Amure Pinho.

Também são fatores importantes no avanço do Rio Grande do Sul, grandes aceleradoras, como Ventuir, WOW e Grow+, além de parques tecnológicos em universidades, como parque científico da PUCRS (TecnoPuc) e tecnológico da Unisinos (Tecnosinos).

Segundo dados da Abstartups, as startups estão dividas entre os seguintes segmentos de mercado: 5,8% atuam no varejo/atacado; 5% em educação; 4,7% em saúde e bem-estar; 3,9% em finanças; 3,3% em desenvolvimento de softwares; 3,4% em serviços profissionais; 3% em gestão; 3% em mobilidade urbana; 3% em agronegócio; 2,6% em comunicação; 2,6% em eventos e turismo e 2,6% em marketing.

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Fonte: Estadão. Foto: Divulgação/ Estado do Rio Grande do Sul.