Home » Blog » Volkswagen vai produzir ônibus elétricos e caminhões no Brasil

Volkswagen vai produzir ônibus elétricos e caminhões no Brasil

Inicialmente serão fabricados dois modelos

Volkswagen vai produzir ônibus elétricos e caminhões no Brasil Volkswagen vai produzir ônibus elétricos e caminhões no Brasil

A montadora alemã Volkswagen apresentou os modelos de ônibus e caminhões elétricos que devem desembarcar em terras brasileiras no ano que vem. O primeiro produto que será fabricado por aqui, em Resende (RJ), é o caminhão EV e-Delivery.  O veículo deve chegar ao mercado ainda em 2020. 

Equipado um motor elétrico de 272 cv e 219 kgfm de torque, o modelo terá duas versão: 11 e 14 toneladas. Ainda será disponibilizado uma variante de quatro toneladas, com um conjunto menos potente de 115 cv e 28,5 kgfm. Em todas as versões, o caminhão possui autonomia em torno de 200 km.

Já o segundo produto é o ônibus Volksbus e-Flex. O modelo ainda está em fase de testes e traz o conceito de uma motorização mista – não híbrida. O veículo roda por até 200 km usando apenas a energia das baterias e pode utilizar o motor a combustão (1.4 TSI flex ou a versão a gás natural 1.4 TGI) como gerador de energia para as baterias.

A montadora criou o e-Consórcio, que que possui previsão de investimento de R$ 1,5 bilhão apenas para estes veículos. A empresa planeja com a iniciativa compartilhar infraestrutura, desenvolvimento, montagem e gerenciamento de ciclo de vida de caminhões elétricos.

Fonte: Canal Tech. Foto: Divulgação.