Home » Blog » Cientistas usam impressoras 3D para imprimir córneas

Cientistas usam impressoras 3D para imprimir córneas

O método está em fase experimental

Cientistas usam impressoras 3D para imprimir córneas Cientistas usam impressoras 3D para imprimir córneas

Cientistas da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, revelaram a descoberta de uma técnica que pode ajudar milhões de pacientes na lista de espera por um transplante de córnea.

Comandado pelo professor de engenharia de tecidos Che Connon, o projeto recriou a membrana utilizando uma simples bioimpressora 3D. Os pesquisadores fizeram a combinação de células-tronco de córneas saudáveis com colágeno e alginato, uma forma de açúcar utilizada na reconstrução de tecidos. Essa mistura resulta na bio-ink, uma solução imprimível que permite criar uma córnea em apenas 10 minutos.

Atualmente, existem cerca de 10 milhões de pessoas no mundo que correm risco de perder a visão devido a lesões na córnea. As principais causas são  doenças infecciosas, como o tracoma. Porém, o transplante não é feito com frequência devido à escassez de membranas disponíveis.

Connon acredita que a solução desenvolvida na universidade tem a capacidade de manter as células-tronco vivas enquanto produz um material rígido o suficiente para que sua forma seja mantida e macio o suficiente para que seja espremido pelo bocal de uma impressora 3D. Antes de fazer a impressão, os cientistas examinam os olhos de pacientes para fazer medições de dimensões e coordenadas.

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Fonte: Canal Tech. Foto: Divulgação.