Home » Blog » Confeci aprova uso de blockchain para registro em negociações

Confeci aprova uso de blockchain para registro em negociações

Autorização visa modernizar a fiscalização da intermediação imobiliária

Confeci aprova uso de blockchain para registro em negociações Confeci aprova uso de blockchain para registro em negociações

Em medida inédita, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Confeci) autorizou a utilização de blockchain com a finalidade de registar negociações e documentos no setor de imóveis. O objetivo é modernizar o processo de fiscalização da atividade de intermediação imobiliária, principalmente por conta da adesão de tecnologias pelo mercado.

Com a iniciativa, o Sistema Eletrônico de Governança e Registro de Contratos (SGR) vai permitir o registro de autorizações de intermediação de negócios imobiliários e possibilitará que os fiscais atuem de forma virtual, mais eficiente e econômica. “O SGR permite o registro criptografado de contratos e documentos, com a segurança da tecnologia blockchain, com a vinculação automática de aditivos contratuais e documentos sequenciais, os quais poderão ser acessados a qualquer momento pelos responsáveis pelo registro, inclusive com a obtenção de cópias autenticadas”, destaca a nova resolução. 

Para o Confeci, a novidade deverá reduzir substancialmente os conflitos no mercado imobiliário.

Blockchain no setor – Desde 2017, o setor imobiliário brasileiro vem utilizando a tecnologia. Atualmente, o blockchain está incorporado em todos cartórios nacionais por meio do e-notoriado, sistema desenvolvido pelo Colégio Notarial do Brasil/ Conselho Federal (CNB/CF).

Fonte: Exame. Foto: Divulgação.