A emissão do CRLVe, versão digital do documento para veículos, foi adiada para junho de 2019. A nova data de lançamento foi anunciada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), nesta sexta-feira 28.
O prazo anterior era que os estados e Distrito Federal começassem a expedir do CRLVe até segunda-feira, dia 31. Atualmente, apenas Ceará, DF, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Sergipe estão emitindo o documento digital para veículos.
A versão digital do documento só será expedida após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo, bem como o pagamento do DPVAT. De acordo com o Governo, cada Detran é encarregado de determinar a cobrança ou não de taxa adicional pelo CRLV digital.
O documento estará disponível no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, que também abriga a CNH digital.
Assim como a CNH digital, o CRLVe contém todas as informações do documento impresso e um “QR code” para leitura rápida e informatizada. Ele também permite exportação em arquivo PDF, com assinatura digital — que tem validade de documento autenticado
A emissão do documento digital de veículos é facultativa para os motoristas, como também ocorre com a CNH digital. Nos dois casos, é obrigatório que o condutor tenha a cópia física dos documentos.
Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.
Fonte: G1. Foto: Ministério das Cidades/ Divulgação.