Home » Blog » Drone inspirado em insetos é o mais leve do mundo a voar

Drone inspirado em insetos é o mais leve do mundo a voar

O projeto será apresentado na Conferência Internacional de Robótica e Automação, na Austrália, nesta semana

Drone inspirado em insetos é o mais leve do mundo a voar Drone inspirado em insetos é o mais leve do mundo a voar

Pesquisadores criaram um drone inspirado em insetos. A máquina  é a mais leve do mundo a levantar voo de forma autônoma. 

Para colocar seu aparelho no ar, o pesquisador Sawyer Fuller, da Universidade de Washington, em Seattle, e seus colegas, tiveram que superar três obstáculos. O primeiro percalço foi encontrar uma forma de lidar com a viscosidade do ar. Em função dela, em projetos de pequena escala, hélices e rotores usados para dar impulso a aeronaves convencionais não fucionam direito. Já o segundo desafio foi criar circuitos e motores leves o suficiente. E o último problema foi  a bateria, pois as melhores e mais eficientes eram pesadas demais.

A solução final para deixar o sistema mais leve foi usar novas técnicas para a construção dos circuitos eletrônicos de comando e instalar uma célula de energia solar de 8mg. Alimentada por um laser, ela garante energia suficiente para que o drone levante voo.

Entretanto, os desenvolvedores encontraram um novo problema: o laser não rastreia o drone.
Assim que voa para fora do faixo de luz, a pequena aeronave cai. Vencida essa etapa, será uma questão de adicionar sensores e uma capacidade de comunicação para permitir que estes pequenos “insetos” sejam controlado remotamente, de modo que possam efetivamente ter finalidade.

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Fonte: Foto: Divulgação / Harvard University