Home » Blog » Empresas poderão acessar e-CAC por smartphone

Empresas poderão acessar e-CAC por smartphone

O e-CAC disponibiliza mais de 100 serviços

Empresas poderão acessar e-CAC por smartphone Empresas poderão acessar e-CAC por smartphone

A partir de dezembro, a Receita Federal vai liberar o acesso das empresas ao Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) por meio de smartphones. O recurso faz parte do projeto “Receita na Palma da Mão” e das ações de comemoração dos 50 anos do órgão.

Até o momento, só é possível acessar o e-CAC por estações de trabalho. O sistema disponibiliza ao contribuinte mais de 100 serviços. O mais buscado é consulta à “situação fiscal”, que informa pendências no recolhimento de tributos.

No e-CAC é possível verificar declarações, demonstrativos e se comunicar com o órgão por meio da caixa postal.

As empresas que operam nos país necessitam do certificado digital para ter acesso ao e-CAC. Segundo o subsecretário-substituto de Gestão Corporativa da Receita, Juliano Brita da Justa Neves, o documento digital na nuvem foi implementado por meio de uma parceria entre a Receita, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e empresas de mercado.

O atual valor do certificado digital é de cerca de  R$ 100. Na nuvem, a documentação pode custar metade do preço, de acordo com Neves.

Blockchain para CPF–  Nos próximos meses a Receita também vai disponibilizar, por meio da tecnologia blockchain um sistema de troca de informações da base de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) com diversas entidades de todos os poderes e esferas.

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Fonte: G1. Foto: Divulgação.