Home » Blog » Europa tem interesse em SpaceX para substituir foguetes russos

Europa tem interesse em SpaceX para substituir foguetes russos

Negociações permanecem em uma fase exploratória e qualquer solução alternativa seria temporária, segundo diretor-geral da ESA

Europa tem interesse em SpaceX para substituir foguetes russos Europa tem interesse em SpaceX para substituir foguetes russos

A Agência Espacial Europeia (ESA) iniciou discussões técnicas preliminares com a SpaceX, de Elon Musk, que podem levar ao uso temporário de seus lançadores. O movimento acontece depois que a guerra na Ucrânia bloqueou o acesso ocidental aos foguetes russos Soyuz.

O concorrente norte-americano do Arianespace surgiu como um competidor importante para preencher uma lacuna temporária ao lado do Japão e da Índia, mas as decisões finais dependem do cronograma ainda não resolvido do foguete europeu Ariane 6.

Para o o diretor-geral da ESA, Josef Aschbacher, “há duas opções e meia”. Estão entre elas a SpaceX e o Japão. “O Japão está esperando o vôo inaugural de seu foguete de próxima geração. Outra opção poderia ser a Índia”, acrescentou em entrevista à Reuters. “A SpaceX, eu diria, é a mais operacional delas e certamente um dos lançamentos de backup que estamos analisando.”

Aschbacher disse que as negociações permanecem em uma fase exploratória e qualquer solução alternativa seria temporária.

Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.

 

PODCAST

Saiba mais sobre a cultura Data Driven