Home » Blog » Exposição usa IA para reproduzir narração com voz de Ayrton Senna

Exposição usa IA para reproduzir narração com voz de Ayrton Senna

Atração já passou por cidades como Rio e São Paulo

Exposição usa IA para reproduzir narração com voz de Ayrton Senna Exposição usa IA para reproduzir narração com voz de Ayrton Senna

A exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva” chega em Porto Alegre no dia 13 deste mês. Ao longo do percurso da atração, instalada no Barra Shopping Sul, os fãs vão conhecer detalhes da vida e carreira do piloto, desde sua infância, primeiras vitórias no kart até os tempos de glórias com tricampeonato mundial na Fórmula 1, conquistado em 1988, 1990 e 1991. 

Para tornar a experiência ainda mais completa, a exposição conta com a narração única e em primeira pessoa do próprio Senna. A viagem no tempo comandada pela voz do piloto é possível graças à inteligência artificial.

Na construção da narrativa da exposição também foram utilizadas outras tecnologias de última geração, extremamente inovadoras com modelagem 3D realista combinada com geração de voz por inteligência artificial. 

A exposição fica na capital gaúcha até dia 5 de março deste ano e é dividida em 10 temas diferentes:

  1. Esta é a minha história – A abertura da exposição busca fazer uma inversão de narrativa, trazendo um vídeo com imagens de como o público conhece Ayrton e em seguida o piloto assume a condução da história.
  2. Aqui Eu Sou o Beco: Memórias de Infância – Este espaço traz as memórias de Ayrton de sua infância por meio de fotos e áudios da família. Além disso, a sua fé inabalável em Deus.
  3. Paixão pela Velocidade e Outros Hobbies – Dividida em quatro áreas, esta sala exibe em imagens e áudios, a vida de Ayrton fora das pistas, mostrando um pouco de suas paixões, objetos pessoais, hobbies e outros gostos: a sua paixão pela velocidade; a sua relação com esportes e a natureza, além do que preferia ouvir e comer.
  4. Sala do Kart: Oficina do Ayrton – Lembramos, por meio de imagens e áudios, a habilidade de Ayrton com a mecânica e seu histórico no kart. Seu hábito de desmontar o kart levou seu pai a construir uma oficina em sua casa. Nesse espaço ainda teremos um jogo de mecânica de kart utilizando tecnologia Kinect, além de objetos pessoais de Ayrton.
  5. Inglaterra: Momento da Escolha – Esta etapa é dividida em três ambientes. Aqui é retratada a fase de Ayrton quando ele foi para Inglaterra e disputou a FF1600, depois de um período decide retornar para o Brasil para trabalhar com o pai e volta à Inglaterra, onde conquistou ainda triunfos na FF2000 e F3, até chegar nos testes para a Fórmula 1.
  6. Por Dentro da Minha Mente – Uma das principais características de Ayrton era o seu poder de concentração. Mas, por dentro da sua mente, uma série de conflitos, pensamentos positivos, influenciava a sua pilotagem. Aqui o visitante mergulha numa sala sonora onde pode participar destes pensamentos.
  7. Rei da Chuva – Este espaço traz uma experiência cenográfica, que inclui uma projeção que dá a sensação de chuva, que remete à fama de Ayrton ser o melhor piloto do mundo em pistas molhadas. 
  8. Vencer é Possível – Principal atração da exposição, esta sala traz uma projeção imersiva com alguns dos momentos mais emocionantes da Fórmula 1. Com uma mensagem motivacional, a ideia é mostrar como o piloto brasileiro inspira as pessoas a vencerem e, assim, ele acaba se expandindo, se multiplicando. 
  9. Senna me Inspira – Como desdobramento da sala anterior, serão exibidos vídeos e fotos de como pessoas de diferentes partes do mundo inspiram-se em Ayrton, como ele deixou um legado que pode ser percebido em vários locais do mundo.
  10. Muito pela Frente – Na última fase da exposição, os visitantes poderão ver obras de arte inspiradas em Ayrton, além de uma holografia da construção da escultura de Paula Senna. 

Foto: Senna Brands/ ydreams.