Os clientes das fintechs de crédito poderão fazer compras ou operações financeiras sem a necessidade de entrar no aplicativo da instituição. Pois, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou startups financeiras a atuarem como iniciadoras de transação de pagamento.
Segundo o Banco Central (Bacen), a mudança aprimorará a concorrência no setor financeiro. “Esse aprimoramento é de caráter complementar às atividades das fintechs de crédito e, para o Banco Central, tem potencial para promover inovações no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e para aumentar a concorrência entre os agentes autorizados à prestação desse serviço, além de trazer a segurança jurídica necessária às entidades do setor e possuir forte sinergia com o Pix”, destacou o comunicado.
Iniciadoras de transação de pagamento – Criadas na terceira fase do open finance, as iniciadoras de transação de pagamento permitem a transferência de recursos sem a necessidade de entrar no aplicativo de onde os recursos saem. A ferramenta, que já é usada há alguns anos para cartões de crédito de grandes bancos, está se expandindo para outras modalidades de pagamento e para outros tipos de instituições financeiras.
Fonte: Agência Brasil. Foto: Divulgação.