Home » Blog » Fintechs de crédito poderão operar como iniciadoras de transações

Fintechs de crédito poderão operar como iniciadoras de transações

CMN autorizou medida, que cumpre terceira fase do open finance

Fintechs de crédito poderão operar como iniciadoras de transações Fintechs de crédito poderão operar como iniciadoras de transações

Os clientes das fintechs de crédito poderão fazer compras ou operações financeiras sem a necessidade de entrar no aplicativo da instituição. Pois,  o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou startups financeiras a atuarem como iniciadoras de transação de pagamento.

Segundo o Banco Central (Bacen), a mudança aprimorará a concorrência no setor financeiro. “Esse aprimoramento é de caráter complementar às atividades das fintechs de crédito e, para o Banco Central, tem potencial para promover inovações no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e para aumentar a concorrência entre os agentes autorizados à prestação desse serviço, além de trazer a segurança jurídica necessária às entidades do setor e possuir forte sinergia com o Pix”, destacou o comunicado.

Iniciadoras de transação de pagamento – Criadas na terceira fase do open finance, as iniciadoras de transação de pagamento permitem a transferência de recursos sem a necessidade de entrar no aplicativo de onde os recursos saem. A ferramenta, que já é usada há alguns anos para cartões de crédito de grandes bancos, está se expandindo para outras modalidades de pagamento e para outros tipos de instituições financeiras.

Fonte: Agência Brasil. Foto: Divulgação.