O Grupo Cia de Talentos, em parceria com grandes empresas, como: AON, Bayer, Bradesco, Hyperapharma, Vale, PepsiCo, Instituto Ser+, Descomplica e IBTE, realiza o “TransCarreiras – Transformando sonhos de carreira em realidade”, que visa desenvolver e preparar pessoas Trans para o mercado de trabalho, através de uma jornada exclusiva, com bolsa de estudos pela Faculdade Descomplica. As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de dezembro de 2022.
O principal foco do projeto é incentivar a empregabilidade de pessoas transgêneras, através de uma trilha de desenvolvimento com as principais habilidades comportamentais demandas pelo mercado de trabalho. Conta também com mentorias e acompanhamento psicoemocional, além de graduação tecnológica pela Faculdade Descomplica.
O programa selecionará 12 participantes a partir de 18 anos, que se autodeclarem como transgênero, de todas as regiões do Brasil e que já tenham concluído ou venham a concluir o ensino médio até dezembro de 2022. “A educação é a principal ferramenta para incentivar a inserção e o desenvolvimento de pessoas transgêneros no mercado de trabalho. O projeto TransCarreiras tem como propósito contribuir para que haja um cenário de inclusão e igualdade de acesso da população trans ao mercado de trabalho formal”, pontua a responsável pelo projeto no Grupo Cia de Talentos, Ligia Oliveira.
O TransCarreiras terá quatro fases, sendo elas: Seleção das pessoas participantes, trilha de desenvolvimento, acompanhamento psicoemocional e graduação tecnológica. No processo seletivo, após as inscrições, as pessoas participantes passarão por mapeamento comportamental online, seguido de entrevistas individuais, com o objetivo de conhecer as singularidades de cada pessoa candidata, em um ambiente de confiança e livre de julgamento e exposição.
Esta etapa, chamada de estação do acolhimento, contará com a condução ou acompanhamento de uma pessoa trans do time da Cia de Talentos, para conhecimento de sua história de vida e suas superações pessoais.
Pela Jornada TransCarreiras, as pessoas participantes são instruídas do avanço nos direitos para pessoas trans o Brasil com o IBTE, e desenvolvem atividades como match de valores para encontrar uma empresa com a sua cara, comunicação e influência para se posicionar no ambiente de trabalho, workshop de português instrumental com foco em redação e linguagem inclusiva, além de oficinas para construção de currículo de perfil Linkedin e entrevistas individuais com feedback.
Durante todo o processo, a pessoa Trans terá acompanhamento psicoemocional com assistentes psicólogos sociais do Instituto Ser+. Além disso, será realizada uma sessão com as pessoas candidatas não admitidas nesta jornada, com o intuito de potencializar seu autodesenvolvimento.
Foto: Divulgação.