Home » Blog » Healthtech promove e incentiva ações para o Janeiro Branco

Healthtech promove e incentiva ações para o Janeiro Branco

O mês foi escolhido por representar, simbólica e culturalmente, um mês de renovação de esperanças e projetos na vida das pessoas

Healthtech promove e incentiva ações para o Janeiro Branco Healthtech promove e incentiva ações para o Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul, por exemplo. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

A campanha convida a humanidade a cuidar das saúdes mentais e emocionais dos indivíduos e das instituições sociais. Nascida em Janeiro de 2014, em Uberlândia (MG), a Campanha espalhou-se por todo o Brasil e alguns outros países do mundo, como Angola, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Holanda.

No Brasil, virou Lei Municipal e Lei Estadual ao longo dos últimos anos, estabelecendo, simbólica e oficialmente, o mês de Janeiro como o mês da Saúde Mental em vários municípios e estados do país. Em outras palavras, isso significa dizer que, por conta do Janeiro Branco, a saúde mental virou pauta nacional.

“Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da saúde mental no mundo!”, declara a head de Psicologia da orienteme, Renata Tavolaro, plataforma que oferece saúde psicológica, nutricional e física aos colaboradores de empresas.

Ao longo do ano, existem outros meses chamados de “meses coloridos”, que também pretende conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar de sua saúde mental, no entanto, com outras temáticas, como Suicídio, Câncer de Mama e Câncer de Próstata, por exemplo. A ideia central é sempre divulgar a possibilidade de atuar de maneira preventiva com relação à saúde.

“O cuidado à saúde mental deve ser tema de atenção durante todos os meses do ano, e não apenas em momentos pontuais. Esse cuidado deve ser múltiplo e transversal, tanto quanto os inúmeros fatores que impactam na saúde física e psíquica das pessoas”, diz Renata.

Quais os impactos do cuidado contínuo com a saúde na empresa?

São ações simples que podem gerar a conscientização e a melhoria na qualidade de vida dos colaboradores o ano todo, como o apoio e o acesso a meios de tratamento e desenvolvimento, como a psicoterapia.

Uma pesquisa exclusiva realizada pela orienteme com os usuários da plataforma mostra que quase 50% dos colaboradores que fazem acompanhamento psicológico em casa, trabalham em modelo home office. Isso mostra como a adaptação forçada pela pandemia também teve uma transformação pessoal, como fazer terapia a distância, e que traz muitos resultados ao longo do ano todo.

Isso porque, quase 90% dos usuários declararam que houve um efeito positivo para a saúde, qualidade de vida e produtividade com o acompanhamento psicológico. “A psicoterapia online vem ganhando espaço no mundo e no Brasil já há alguns anos e tenho certeza de que veio para ficar. Os resultados da terapia online são os mesmos da presencial e comprovados cientificamente de que são extremamente positivos”, complementa Renata.

A orienteme cuida da saúde corporativa de muitas empresas e vem promovendo e incentivando ações nesse mês de janeiro. A campanha exclusiva desenvolvida pela orienteme visa sempre ajudar aos RHs, gestores do benefício, a terem a melhor divulgação do tema da saúde junto aos seus colaboradores através de seus canais internos de divulgação, promovendo uma agenda positiva e ajudando-os a entender que nunca é tarde para começar o autocuidado e iniciar essa transformação positiva.

“Nesta campanha, por meio de um pack completo contendo banners, posts, e-mails, vídeos, cards de WhatsApp, pílulas de especialistas, reforçamos que o mês de janeiro vem lembrar a todos que é essencial cuidar da sua saúde mental, não só no primeiro mês do ano, mas em todos os outros meses também”, explica a head de Engajamento da orienteme, Fernanda Bergamo.

O enfoque primordial é no cuidado da saúde mental, ensinando a priorizar as emoções e sentimentos, para poder viver de forma saudável emocionalmente. Doenças emocionais são possíveis de prevenir. Seja no caso de tratar uma doença existente ou evitar que aconteça, buscar sempre uma ajuda especializada é fundamental.

Além disso, a orienteme promove lives privadas com cada cliente. É uma parceria para a promoção da conscientização sobre o cuidado com a saúde emocional, promovendo sempre o cuidado preventivo e a busca pela ajuda especializada para o desenvolvimento pessoal e profissional. As temáticas são aprofundadas em relação ao Janeiro Branco e aos principais tabus e estigmas que ainda são encontrados quando se fala em cuidar da saúde mental e física.

“É um grande momento para todos serem e fazerem diferente e lembrar que: quem cuida da mente, cuida da vida!”, finaliza Fernanda.

orienteme – A plataforma de gestão de saúde corporativa mapeia a saúde da população da empresa, realiza o atendimento aos colaboradores de forma personalizada com psicólogos, nutricionistas e orientadores físicos licenciados. A healthtech disponibiliza um portal corporativo exclusivo em tempo real para as empresas acompanharem a evolução da saúde de seus colaboradores. Vencedora do prêmio Creator Awards da WeWork, atende grandes empresas e seguradoras como Unimed, Bradesco Saúde, Coca-Cola, Volkswagen, Michelin e Capgemini.

Foto: Divulgação.