Home » Blog » Incidente com drones fecha segundo maior aeroporto do Reino Unido

Incidente com drones fecha segundo maior aeroporto do Reino Unido

As autoridades locais cogitam que a ação dos drones foi uma tentativa de impedir o funcionamento das pistas

Incidente com drones fecha segundo maior aeroporto do Reino Unido Incidente com drones fecha segundo maior aeroporto do Reino Unido

Dois drones que sobrevoavam próximo a área do aeroporto de Gatwick levaram o mesmo a fechar por mais de seis horas, na noite de quarta-feira, dia 19. Diversos pousos e decolagens foram suspensos. O número de voos cancelados chegou ou atrasados a 750, com 110 mil passageiros afetados.

O segundo maior aeroporto do Reino Unido chegou retomar as operações na madrugada desta quinta-feira, dia 20. Porém, na sequência, o avistamento de mais uma aeronave levou a um novo fechamento.

Para a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, o incidente é “totalmente inaceitável”. O órgão lembrou, ainda, que os responsáveis por voar com drones nas proximidades de aeroportos estão sujeitos a penas de até cinco anos de prisão.

Segundo as leis do Reino Unido, a utilização desse tipo de aparelho a menos de um quilômetro desses locais é proibida, a não ser que seus usuários tenham permissão expressa das autoridades para fins de filmagens, observação ou auxílio em resgates.

Novas normas vão exigir que os donos de drones registrem suas aeronaves junto às autoridades. A documentação será obrigatória somente em novembro de 2019.

As autoridades locais e governo estão estudando outras medidas para evitar este tipo de incidentes, como por exemplo a instalação de cercas com detectores que emitem sinais para interromper o funcionamento dos drones ou o uso de câmeras e radares com o mesmo objetivo. Há também a possibilidade de uma nova lei que o obrigue as fabricantes as fabricantes a incluírem bloqueadores nas aeronaves, que possam ser acionados à distância em caso de violações dessa categoria.

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Fonte: Canal Tech. Foto: Dan Kitwood/ Getty Images.