O Instagram vem fazendo testes com recurso baseado em inteligência artificial para identificar a idade real dos usuários. Os experimentos são realizados nos Estados Unidos e serão expandidos para Brasil e Índia, dois dos principais mercados da rede social.
Desenvolvida pela startup Yoti, a tecnologia é capaz de determinar a idade do usuário do Instagram de acordo com os traços do rosto. A confirmação da idade é solicitada após a pessoa fazer o cadastro e declarar a idade. A Meta, dona do Instagram, garante que os dados analisados pela IA são apagados na sequência.
Quando o escaneamento facial identificar que o usuário possui menos de 18 anos, a plataforma automaticamente configura a conta com os mecanismos de segurança específicos para esse público. Caso o rastreamento identificar que a pessoa tem menos de 13, o cadastro será bloqueado.
Ainda há a opção de enviar a carteira de identidade e aguardar a validação manual antes de ingressar. A rede social promete publicar uma lista de documentos oficiais aceitos para a verificação.
Fonte: CanalTech. Foto: Divulgação.
PODCAST
Saiba o que são investimentos de impacto