Home » Blog » Ministério lança portal para promover indústria 4.0

Ministério lança portal para promover indústria 4.0

Também foram divulgadas dez medidas para melhoria do ambiente de negócios

Ministério lança portal para promover indústria 4.0 Ministério lança portal para promover indústria 4.0

Com objetivo de promover a indústria 4.0, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços lançou nesta quarta-feira, dia 4, o Portal HUB i4.0. A ferramenta faz a integração de temas como robótica, internet das coisas, inteligência artificial e armazenamento de dados na nuvem.

O portal funciona também como um marketplace de tecnologia. “Permitirá também que bancos e agentes financeiros ofereçam crédito e mecanismos adicionais de financiabilidade para o apoio das indústrias de qualquer segmento econômico”, disse o ministro Marcos Jorge, na cerimônia de lançamento do Portal HUB i4.0, que aconteceu na Câmara de Comércio Internacional do Brasil (ICC-Brasil), na capital paulista.

Para o ministro, além da tecnologia, a indústria 4.0 deve permear ações de melhoria do ambiente de negócios. Dez medidas foram divulgadas, como sensibilização e engajamento da indústria, financiabilidade e conexões globais. “Temos que investir em inovação e iniciativas que aumentem a nossa produtividade para garantir uma indústria mais forte e competitiva. Assim como já acontece em outros países, o Brasil precisa promover transformações inovadoras de eficiência, qualidade e redução de custos em seus parques industriais, para assim garantir ganhos expressivos de competitividade”, declarou o Marcos Jorge.

Financiamento – O ministro defendeu, também, ações como redução de impostos para aquisição de robôs colaborativos, harmonização regulatória e apoio às startups. A expectativa, de acordo com Marcos Jorge, é que nos próximos três anos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aportará R$ 5 bilhões com spread pela metade para as linhas desse setor.

A empresa pública Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e bancos regionais também disponibilizarão recursos para modernização dos parques industriais.

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Fonte: EBC. Foto: Divulgação.