No mês do combate ao câncer de mama, o aplicativo Mulheres Positivas fechou uma parceria que vai permitir que suas usuárias se beneficiem da tecnologia da Viziomed, empresa que usa a inteligência artificial. A ação vai permitir a análise de exames como a mamografia, apontando se a paciente pode vir a desenvolver câncer de mama.
Para usufruir da tecnologia, a usuária do app Mulheres Positivas deve realizar um cadastro dentro do app, permitindo à Viziomed analisar os resultados de seus exames. Depois disso, a paciente deve realizar o exame em um laboratório que mantenha parceria com a Viziomed. A partir de então, a Viziomed iniciará o acompanhamento das usuárias a fim de garantir a análise minuciosa e precisa dos resultados dos exames por meio de inteligência artificial e com base em um robusto banco de dados. As análises são enviadas de forma eletrônica para a usuária, que poderá contar com o benefício gratuitamente pelo período de um ano.
Em casos de urgência, a ferramenta também envia alerta ao médico responsável, para dar seguimento ao tratamento do paciente com agilidade. Além de auxiliar no diagnóstico, a plataforma traz ainda um serviço online, chamado “Enfermeira Navegadora”, que ajuda a agendar novas consultas e exames, além de indicar um médico especialista para iniciar o tratamento, caso seja necessário.
“A tecnologia da Viziomed auxilia a equipe médica responsável por meio da priorização dos exames de imagem com maior probabilidade de câncer, o que traz mais celeridade ao diagnóstico”, diz o CBO da Viziomed, Filipe Guerra. De acordo com Guerra, dentre todos os casos de câncer de mama registrados no país, 30% dos resultados de exames são falsos negativos e 25% das pessoas não coletam o resultado dos exames. A acurácia da inteligência artificial vem trazer mais precisão ao diagnóstico. Hoje, a plataforma da healtech é usada em mais de 250 clínicas e hospitais espalhados em 22 estados do Brasil.
“Essa é a nossa primeira parceria na área de saúde e estamos muito satisfeitas em entregar uma ação efetiva e concreta às usuárias do Mulheres Positivas na campanha do Outubro Rosa,” afirma a empreendedora e criadora da plataforma Mulheres Positivas, Fabi Saad, que foi eleita uma das 20 personalidades femininas brasileiras mais influentes pela revista Forbes neste ano.
A ferramenta da Viziomed será disponibilizada também às colaboradoras do Mulheres Positivas, que são encorajadas a fazer os exames regularmente.
Plataforma – Criada em 2010, a plataforma Mulheres Positivas conta com mais de 250 mil downloads e oferece cerca de 80 mil vagas de emprego afirmativas para mulheres em seu aplicativo. A estimativa é que os serviços oferecidos pelo app já tenham impactado 25 milhões de mulheres, principalmente após a parceria com a TIM. O Mulheres Positivas nasceu no Brasil e hoje já está na Colômbia, nos Estados Unidos, no México e na Itália. Gratuito, o aplicativo pode ser baixado no site da plataforma, nas lojas App Store e Google Play.
Foto: Divulgação.
PODCAST
Tudo que você precisa saber sobre o perfil em T para advogados