Home » Blog » Netflix fecha acordo com enxadrista que inspirou “O Gambito da Rainha”

Netflix fecha acordo com enxadrista que inspirou “O Gambito da Rainha”

Valor do acordo não foi revelado

Netflix fecha acordo com enxadrista que inspirou “O Gambito da Rainha” Netflix fecha acordo com enxadrista que inspirou “O Gambito da Rainha”

Com o sucesso mundial da série “O Gambito da Rainha”, a Netflix foi alvo de um processo em setembro do ano passado. A georgiana Nona Gaprindashvili, considerada uma lenda do xadrez, exigiu que a plataforma de streaming pagasse US$ 5 milhões pela maneira como foi descrita e retratada na série.

A situação foi resolvida na última semana, quase um ano depois, por meio de um acordo firmado entre as partes. Entretanto, os valores da negociação não foram revelados. 

Na produção, uma personagem afirma que a campeã georgiana “nunca enfrentou homens” em uma competição. De acordo com a defesa da enxadrista, a Netflix “mentiu descarada e deliberadamente sobre o sucesso de Gaprindashvili”. A denúncia afirmou que a georgiana de 80 anos competiu contra dezenas de enxadristas masculinos de destaque, derrotando 28 deles ao longo de sua carreira.

A defesa ainda destacou que Gaprindashvili foi descrita como russa na série, apesar da Netflix saber que ela é georgiana e que os georgianos sofreram a dominação russa quando faziam parte da União Soviética. Na época, o serviço de streaming  informou que tem “o maior respeito pela senhora Gaprindashvili e sua carreira brilhante”, mas estimou que “esta denúncia não tem fundamento”.

Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação. 

PODCAST

O impacto da tecnologia e da inovação na Comunicação Social