Home » Blog » Nubank entra com processo contra cinco bancos no Cade

Nubank entra com processo contra cinco bancos no Cade

De acordo com a empresa, as práticas adotadas pelos principais bancos do país limitam a livre concorrência no setor bancário

Nubank entra com processo contra cinco bancos no Cade Nubank entra com processo contra cinco bancos no Cade

A fintech Nubank pediu a abertura de um processo administrativo no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander. Segundo a startup, as instituições bancárias estariam adotando medidas para impedir a entrada e dificultar a atividade de novos agentes no mercado de emissão de cartão de crédito.

Outra alegação do Nubank é que os bancos estariam dificultando seu acesso a serviços financeiros essenciais para seu funcionamento. A fintech cita como exemplo: dificuldade ou restrição total ao acesso a informações essenciais, como identificação de remetente de recursos; imposição de dificuldades para contratação com credenciadoras e dificuldade de contratação de banco liquidante. A fintech emitiu uma nota afirmando que

“no Nubank, acreditamos que ter um mercado livre e competitivo garante que as pessoas tenham a liberdade de escolher os melhores serviços para elas, independente de qualquer restrição que o mercado imponha. Por isso, confiamos que as autoridades reguladoras continuarão a proteger e a estimular a competitividade no setor, garantindo que novos entrantes continuarão a ter espaço para inovar e oferecer mais e melhores opções para as pessoas.”

O Itaú negou as acusações e afirmou que sempre se pautou pela livre iniciativa e entende que a competição é positiva não só para o sistema financeiro, mas para Brasil todo. “O banco refuta qualquer acusação de promover barreiras que dificultem a atividade de novos agentes de mercado e acrescenta que apresentará sua manifestação ao órgão de concorrência no devido prazo, confiante de que suas condutas serão consideradas legítimas.”

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Fonte: Época Negócios. Foto: Inês Bonduki/Folhapress.