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Petlove lança movimento social #Chegadefogos

Startup retrata reações reais de pets amedrontados para gerar conscientização

Petlove lança movimento social #Chegadefogos Petlove lança movimento social #Chegadefogos

A Copa do Mundo 2022 teve seu início no último domingo, dia 20, no Qatar, e a primeira partida do time brasileiro aconteceu na quinta-feira, dia 24. Seguindo um padrão histórico de comemorações, o momento foi repleto de barulhos excessivos causados pela queima de fogos de artifício. Nesse contexto, os tutores de pets vivenciaram – novamente – as consequências graves de um sério problema que aflige a maior parte da população animal: o pânico causado pelo estampido dos rojões. 

A problemática é tão real que, nas redes sociais, o medo dos animais durante a queima de rojões aparece entre os termos mais mencionados em épocas de final de ano e, também, durante as partidas da modalidade esportiva – principalmente em finais de campeonato e no período da competição internacional, que acontece a cada quatro anos. Importante destacar que não apenas os pets sofrem com a questão, como, também, as crianças, os bebês e pessoas dentro do espectro autista – entre outros.

Uma pesquisa inédita, realizada pela Petlove entre os meses de setembro e outubro, indica que quase 85% dos pets sofrem com o barulho intenso proveniente de rojões e, também, que esse medo desenfreado pode ter como resultado acidentes fatais. Portanto, como desdobramento desses dados e compreendendo seu papel ativista, a Petlove se uniu a potências da proteção animal, como AMPARA Animal, Instituto Luisa Mell e Delegado Bruno Lima, para o lançamento do movimento #Chegadefogos, que tem como objetivo conscientizar, promover informações, dar dicas de proteção e acolhimento aos pets, esclarecer dúvidas e mitigar os riscos desse problema.

Para além de promover melhores práticas – para os tutores e para profissionais da área -, por meio da parceria com entidades relevantes do setor, a Petlove também vai trabalhar em prol de políticas públicas mais efetivas em relação ao assunto. Por isso, a marca vai apoiar e divulgar, junto aos institutos de proteção animal citados mais acima, um abaixo assinado que cobra fiscalização e medidas mais rígidas na indústria que produz fogos de artifício. O objetivo é que, após o ciclo de assinaturas, o documento seja compartilhado com os órgãos competentes para as tratativas necessárias do ponto de vista legal.

Pesquisa inédita – Para a criação de uma campanha baseada em fatos e problemáticas reais, a Petlove realizou uma pesquisa que evidencia a quantidade de pets e tutores que sofrem em consequência do estampido dos fogos de artifício. Com mais de mil respondentes, o estudo demonstrou uma verdade já esperada: quase 85% dos cães e gatos têm medo de rojão. Mais do que isso: cerca de 72% dos animais tentam, desesperadamente, se esconder em lugares seguros do barulho excessivo.

Os dados são alarmantes e as principais reações apresentadas pelos pets estão relacionadas a tremores em decorrência do pânico (52,3% dos tutores alegam esse tipo de demonstração de medo paralisante). Tentativas de fuga e busca por colo dos humanos também são destaque na pesquisa e aparecem, respectivamente, em 37,2% e 36,1% dos casos. Ainda, todas as respostas e dados coletados têm um denominador comum: a possibilidade de acidentes fatais como consequência, seja pelas tentativas de se esconder ou evitar ouvir os fogos ou pela intensa carga de estresse que pode sobrecarregar todo o organismo.

Campanha: para torcer nenhum pet precisa sofrer

O Brasil é conhecido mundialmente pela comoção em torno do futebol e sua torcida calorosa. Tão grande quanto o amor do brasileiro pelo esporte, é sua paixão pelos pets. O que muitos torcedores não sabem, no entanto, é que pode haver uma ligação negativa entre a euforia desses momentos e o bem-estar dos animais. Quanto mais barulho, mais medo sente a imensa maioria dos peludos. Como consequência, a ocasião que deveria ser de festa, se transforma em um sofrimento silencioso e solitário pelo qual passam os filhos de quatro patas da população – uma verdade tão chocante quanto inconveniente.

Para fomentar uma mudança coletiva usando a realidade como agente de transformação, a Petlove lança o movimento social #Chegadefogos, que será amplamente comunicado a partir do título “Na hora de torcer, nenhum pet precisa sofrer”. O objetivo é disseminar, em todo o país, uma mensagem essencial sobre o bem-estar e a saúde dos animais e retratar o triste cenário consequente da soltura dos rojões com estampido, endossando a necessidade de políticas mais rígidas em relação a essa frente.

O intuito da Petlove não é de que os torcedores deixem de vibrar na celebração, mas, sim, que os fogos de artifício com estampido não façam mais parte da realidade do brasileiro. Com uma mensagem simples e impactante, a marca quer conscientizar o público de que a festa pode – e deve – acontecer, porém, com responsabilidade, parcimônia e empatia àqueles que sofrem de maneira extrema a exposição a barulhos excessivos

Para que o movimento ganhe relevância e tração, entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro, a Petlove vai estampar espaços públicos – e de destaque – das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro com vídeos e manchetes que retratam o pânico de fogos de artifício que aflige os pets. A marca vai se utilizar da tecnologia para demonstrar reações reais dos animais ao barulho excessivo: todas as vezes em que se iniciarem sons exagerados de estampidos de rojões, principalmente nas partidas de futebol do time Brasil, os OOH contratados para a ativação entrarão no modo pânico e mostrarão as fortes imagens que evidenciam o desespero dos pets.

A dinâmica da ativação é, portanto, a seguinte: ao longo do dia, os painéis vão mostrar títulos marcantes de matérias dos maiores veículos de comunicação do país sobre acidentes que ocorreram com os pets em decorrência do barulho excessivo, normalmente, em momentos de comemoração – principalmente relacionados ao futebol. Quando o som intenso dos fogos começar, em tempo real, um gatilho é acionado e os vídeos reais dos pets em situação de medo começam a ser transmitidos.

A ideia é que todos os apaixonados por pets, sejam eles de organizações não governamentais, tutores, médicos-veterinários e, inclusive, outros players do mercado, se juntem em favor da causa aderindo ao movimento e fazendo uso da hashtag #Chegadefogos nas redes sociais, no dia 2 de dezembro. Ainda, é parte essencial do processo que o público participe do abaixo assinado no link: https://dlbrunolima.com/formularios/fiscalizacao-fogos/ .

Foto: Divulgação.