Home » Blog » Petrolífera desenvolve método para transformar plásticos em petróleo

Petrolífera desenvolve método para transformar plásticos em petróleo

A OMV é a maior empresa de petróleo e gás do leste e da região central da Europa e controla a patente deste processo para o continente e também para Estados Unidos, Rússia, Austrália, Japão, Índia e China, entre outros países

Petrolífera desenvolve método para transformar plásticos em petróleo Petrolífera desenvolve método para transformar plásticos em petróleo

A OMV, companhia petrolífera austríaca OMV, criou um procedimento que possibilita a produção de petróleo com de resíduos de plástico (material fabricado a partir desse recurso natural). Batizada de ReOil, a inovadora tecnologia é aplicada desde o início deste ano em uma usina piloto da refinaria em Schwechat, perto do aeroporto internacional de Viena.

A usina gera cerca de cem litros de petróleo por hora por meio de um processo termoquímico, quando os resíduos de vasilhas de plástico triturados são aquecidos a mais de 300 graus com a adição de um solvente químico. O plástico, que consiste em compostos de hidrocarbonetos de cadeia longa (cadeias de 1, 2 e 4 átomos de carbono), se transforma em compostos de petróleo de cadeia curta (5 ou mais átomos de carbono). Para obter esta quantia de petróleo são usados cem quilogramas de resíduos plásticos. “Ao final do processo, foram criados dois produtos principais: um é o petróleo, e o outro, gás explorável”, disse a companhia, lembrando que, a partir dessas matérias-primas, é possível produzir “gasolina, diesel ou plástico”.

Até o momento, a OMV investiu cerca 10 milhões de euros no projeto, enquanto a Agência de Promoção da Pesquisa da Áustria (FFG) assumiu mais de 10% dos custos. A petrolífera planeja inaugurar uma segunda usina deste tipo nos próximos anos. A meta é reciclar cerca de um terço dos plásticos residuais que são gerados na Áustria, que possui cerca 9 milhões de habitantes.

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Fonte: Agência EFE. Foto: Divulgação.