Home » Blog » Prefeitura do Rio autoriza criptomoedas para pagamento do IPTU 2023

Prefeitura do Rio autoriza criptomoedas para pagamento do IPTU 2023

A capital fluminense é a primeira cidade brasileira a oferecer essa opção de um tributo

Prefeitura do Rio autoriza criptomoedas para pagamento do IPTU 2023 Prefeitura do Rio autoriza criptomoedas para pagamento do IPTU 2023

A Prefeitura do Rio de Janeiro autorizou o credenciamento de empresas que vão usar criptomoedas para realizar operações de pagamento do IPTU. A novidade será válida para o tributo referente ao ano de 2023. 

Os contribuintes que optarem por este meio de pagamento não estarão limitados apenas a uma moeda digital. De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do Município, no dia 11 deste mês, a prefeitura vai contratar empresas especializadas em realizar a conversão dos ativos cripto em reais. Com a medida, o município receberá 100% do valor na moeda corrente, sem nenhum custo adicional para a capital.

As empresas interessadas em oferecer a opção de pagamento aos seus clientes devem estar credenciadas junto ao município, possuir CNPJ, manter os clientes atualizados de forma similar às determinações do Banco Central para as instituições financeiras e possuir contrato de prestação de serviço junto a um dos bancos arrecadadores da prefeitura, entre outras obrigações.

Segundo a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko, o uso de criptomoedas será inicialmente destinado apenas ao pagamento de IPTU. Entretanto, a intenção do município é estender a outros tributos.

Fonte: Agência Brasil. Foto: Divulgação.

 

PODCAST

Saiba o que são investimentos de impacto