Home » Blog » PretaLab lança bolsas de estudos gratuitas com apoio da Disney

PretaLab lança bolsas de estudos gratuitas com apoio da Disney

Iniciativa é focada em jovens negras e indígenas brasileiras interessadas em tecnologia

PretaLab lança bolsas de estudos gratuitas com apoio da Disney PretaLab lança bolsas de estudos gratuitas com apoio da Disney

A PretaLab, plataforma que conecta mulheres negras interessadas no mercado de tecnologia, anuncia o ciclo de formação O Poder do Futuro, com o apoio da The Walt Disney Company Brasil. O programa de bolsas de estudo é voltado para jovens negras e indígenas com o objetivo de proporcionar que mulheres vejam as áreas de tecnologia e inovação como um caminho possível para suas carreiras acadêmica e profissional, reduzindo assim a diferença de gênero e de raça no setor.

“Realizar uma ação dessas em conjunto com a Disney é muito potente, é falar sobre escrever futuros para jovens mulheres negras e indígenas que talvez desconheçam ou não vejam a tecnologia como uma possibilidade para sua carreira. Estamos falando de 100 possíveis novas tecnologistas que passarão por uma formação, de oito semanas, com conteúdos introdutórios à área de TI, ministrados por profissionais negras atuantes e reconhecidas no mercado e que segue a metodologia da PretaLab – com base nos seus três pilares: conhecimento técnico, com linguagem de programação e informações sobre o mercado e carreiras na tecnologia; autoconhecimento, que aborda a identificação da mulher negra enquanto indivíduo e profissional; e autogestão, para desenvolver autonomia e soft skills”, comenta a co-diretora executiva do Olabi, organização social criadora da PretaLab, Silvana Bahia. Segundo a executiva, o objetivo é desenvolver a técnica, mas também as habilidades que nem sempre são ensinadas em cursos tradicionais e que auxiliam na autonomia de aprender novos conteúdos e também a solucionar problemas inesperados.

O projeto Poder do Futuro é inspirado no filme Pantera Negra: Wakanda para sempre, da Marvel Studios, que chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 10. No filme, a rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milaje (entre elas, Florence Kasumba) lutam para proteger sua nação das potências mundiais que intervêm em Wakanda após a morte do Rei T’Challa. As heroínas ressaltam, entre outras coisas, as mudanças positivas que podem ser feitas no mundo após compartilhar o conhecimento e recursos de Wakanda com aqueles que mais precisam.

“Na Disney, entendemos que promover a educação e a igualdade de oportunidades em tecnologia, especialmente em comunidades ou grupos com maior risco de exclusão, é fundamental na construção de um mundo mais inclusivo”, diz a  VP, RSE, Gestora de Marca e Diversidade e Inclusão para The Walt Disney Company Latin America, Belén Urbaneja. “Neste sentido, assumimos o compromisso em trazer experiências que promovam a inclusão da mulher no ecossistema digital em nossa região, a fim de reduzir a diferença de gênero que é vivenciado nas formações de STEAM”, acrescenta.

Poder do Futuro – O programa é gratuito, com vagas limitadas. Podem participar pessoas que se identifiquem como mulheres negras, com mais de 16 anos, ensino médio completo ou em curso e interesse por tecnologia. O processo seletivo contará com três etapas: análise de formulário de inscrição, oficina de formação e envio de termo de interesse de participar do ciclo. 

Segundo Bahia, todas  etapas de seleção, assim como a formação serão realizadas no formato online, porém com aulas ao vivo e assíncronas. Aquelas participantes que finalizarem a formação receberão um certificado de conclusão de curso que, certamente, será um diferencial competitivo no currículo de cada uma delas. 

Haverá ainda uma turma presencial no segundo semestre de 2023 em uma capital do Nordeste, ainda não definida. 

Inscrição – As inscrições para as turmas online podem ser feitas  até 11 de dezembro de 2022, na página do projeto. A divulgação das selecionadas acontecerá nas redes sociais da PretaLab, em 27 de janeiro de 2023.  

Foto: Divulgação.