Home » Blog » Reguladores da UE ampliam investigação da Google

Reguladores da UE ampliam investigação da Google

Gigante da internet é investigada por conta de receita adquirida via anúncios

Reguladores da UE ampliam investigação da Google Reguladores da UE ampliam investigação da Google

A investigação sobre o negócio de publicidade digital da Google foi ampliada por reguladores antitruste da União Europeia, assumindo o processo do órgão de fiscalização da concorrência portuguesa sobre o mesmo problema.

A Comissão Europeia iniciou sua investigação em junho do ano passado, enquanto a Autoridade da Concorrência Portuguesa (AdC) abriu uma investigação em maio deste ano. De acordo com a entidade portuguesa, a autoridade da concorrência da União Europeia assumiu o seu caso em julho deste ano, visando o alcance e o impacto do assunto.

“Há indícios de que a Google usou informações não acessíveis aos concorrentes em leilões de anúncios online para alterar o resultado a favor de si e possivelmente limitou o surgimento de tecnologias concorrentes, entre outros comportamentos restritivos da concorrência”, disse AdC.

Em 2020, a Google obteve US$ 147 bilhões em receita com anúncios online, mais do que qualquer outra empresa no mundo. Os anúncios incluem pesquisa, YouTube e Gmail representando a maior parte de suas vendas.

Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.

 

PODCAST

O impacto da tecnologia e da inovação na Comunicação Social