Uma das maiores redes de cafeteria do mundo, a Starbucks planeja eliminar canudos plásticos de suas lojas até 2020. A empresa vai substituir o plástico por outros materiais que sejam biodegradáveis.
A iniciativa ecofriendly chega após a Starbucks ter se recusado a emitir um comunicado com todo o impacto ambiental causado pelo uso de plástico da empresa. A companhia afirma ser a maior varejista do ramo de alimentos e bebidas a se comprometer com a causa ambiental, eliminando o uso de canudos plásticos.
As bebidas geladas da Starbucks representam mais da metade das vendas da empresa e, geralmente, são consumidas com canudos. O impacto que a rede pode causar ao usar substitutos biodegradáveis é enorme.
Nos Estados Unidos, a Starbucks já utiliza tampas que não precisam de canudo em pelo menos 8 mil lojas. No mercado asiático, a empresa testa a inclusão de bebidas que não “precisem” de um canudo em sua apresentação estão acontecendo no mercado asiático. Além disso, a companhia continua lançando bebidas geladas, que usam apenas tampa, nos Estados Unidos e Canadá.
Campanha mundial – O apelo por um mundo corporativo mais sustentável tem ganhado mais força nos últimos tempos, especialmente com líderes governamentais ao redor do mundo tomando medidas contra esses problemas. Sob o slogan “Combate à poluição do plástico. Se você não pode reusar, recuse”, a ONU (Organização das Nações Unidas), lançou o desafio mundial de lutar contra a poluição provocada pelo plástico. Segundo a ONU, os mares abrigam atualmente 150 milhões de toneladas de plástico.
Recentemente, a União Europeia propôs o banimento de canudos plásticos em maio deste ano. No Brasil, a cidade do Rio de Janeiro vetou o objeto de bares e restaurantes veio para obrigar os estabelecimentos a optarem por objetos biodegradáveis, e quem descumprir a lei poderá ser multado em até R$ 3 mil reais.
Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.
Fonte: StartSe. Foto: Divulgação.