Home » Blog » SumUp e Generation Brasil oferecem curso de tecnologia gratuito para jovens de grupos sub-representados

SumUp e Generation Brasil oferecem curso de tecnologia gratuito para jovens de grupos sub-representados

Inscrições devem ser feitas até sexta-feira

SumUp e Generation Brasil oferecem curso de tecnologia gratuito para jovens de grupos sub-representados SumUp e Generation Brasil oferecem curso de tecnologia gratuito para jovens de grupos sub-representados

A SumUp, empresa global de soluções financeiras, em parceria com a Generation Brasil, está oferecendo um curso intensivo e gratuito em tecnologia, com o intuito de formar e profissionalizar jovens de grupos sub-representados, como mulheres, pessoas negras e pessoas LGBTQIA+. A qualificação será focada na linguagem de programação Java, terá três meses de duração e em torno de 40 vagas.

Os alunos selecionados para o intensivo aprenderão a criar sites e aplicativos de celular, do back-end ao front-end, e poderão ingressar em um dos mercados mais aquecidos da atualidade: o da tecnologia.

As inscrições devem ser realizadas no site da Generation Brasil até a sexta-feira, dia 27, por pessoas que tenham entre 18 e 30 anos, ensino médio completo e morem na região metropolitana de São Paulo. A expectativa é de que 70% dos selecionados sejam mulheres; 70%, pessoas negras; 15%, pessoas LGBTQIAP+; e 2%, pessoas trans.

Esta é a segunda vez em que SumUp e Generation Brasil se juntam para oferecer o curso –  a primeira turma terminou sua capacitação em 2022. “Na SumUp, acreditamos que a educação tem um papel fundamental na redução da desigualdade e da pobreza. Também acreditamos que temos uma responsabilidade social em fazer do mundo um lugar melhor. É um prazer continuar a parceria com a Generation e dar uma oportunidade tão valiosa aos jovens que selecionaremos”, diz Felizitas Lichtenberg, head global de diversidade e inclusão da SumUp.

De acordo com a Generation Brasil, seus cursos têm um alto grau de empregabilidade: 80% dos graduados se empregam dentro de seis meses após a conclusão do programa. A organização também aponta que a qualificação pode aumentar a renda dos alunos em até seis vezes. O intensivo também confere uma qualificação de excelência reconhecida pelo setor, uma vez que 93% dos empregadores que já contrataram jovens graduados pela Generation dizem que voltariam a buscar profissionais formados pela entidade para ocupar posições nas suas empresas.

“Com a capacitação, buscamos empoderar e retribuir às comunidades que atendemos. Também esperamos aumentar a diversidade no mercado da tecnologia, que ainda é muito masculino”, afirma Felizitas.

“Ao capacitar alunos para o mercado de tecnologia e priorizar em suas turmas a diversidade, a Generation possibilita a essas pessoas tentar uma carreira num setor onde a formação de talentos qualificados é necessária, mas busca também a inclusão e equidade”, afirma Adriana Carvalho, CEO da Generation Brasil.

O curso, que começará em março, terá aulas híbridas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Caso o participante não tenha os equipamentos necessários para participar das aulas, a Generation Brasil poderá fornecê-los.

Foto: Divulgação.