Home » Blog » Taylor Swift utilizada reconhecimento facial em show para rastrear stalkers

Taylor Swift utilizada reconhecimento facial em show para rastrear stalkers

Tecnologias do tipo vêm sendo testadas para fins diversos, não apenas de segurança

Taylor Swift utilizada reconhecimento facial em show para rastrear stalkers Taylor Swift utilizada reconhecimento facial em show para rastrear stalkers

Em show realizado no Rose Bowl, na Califórnia, a equipe de segurança da cantora Taylor Swift utilizou tecnologias de reconhecimento facial em maio deste ano. A revelação foi feita à revista Rolling Stone pelo chefe da consultoria de segurança da Oak View Group – que trabalhou no show- , Mike Downing.

Um quiosque montado dentro dos ambientes do show mostrava cenas de bastidores da cantora, entretanto, o que os fãs não sabiam que a principal função do equipamento era na verdade outra: fazer o reconhecimento facial do público para checar sua identidade. De acordo com Downing, o espaço visava atrair a atenção dos fãs para verificar seus rostos e enviar as imagens para uma base em Nashville, onde a equipe de segurança de Taylor checava se algum dos presentes estava num catálogo de conhecidos stalkers da artista.

O destino e utilização após o show dessas imagens não foram esclarecidos. Segundo a revista, nenhum dos responsáveis — a produtora do quiosque, a consultoria convidada ou a equipe da cantora — responderam oficialmente a qualquer questionamento, o que levanta preocupações sobre a privacidade dos fãs.

A Rolling Stones aponta, ainda,  tecnologias do tipo vêm sendo testadas para fins diversos, não apenas de segurança. A organizadora de eventos Ticketmaster, investiu recentemente na Blink Identity, uma startup cujos sensores identificam as pessoas apenas pela passagem delas entre dispositivos. A companhia pretende usar na entrada de show, como por exemplo, eliminando a necessidade da impressão do ingresso.

A Ticketmaster planeja iniciar os testes in loco da tecnologia no início do ano que vem.  à entrada em um show, efetivamente eliminando a necessidade da impressão do ingresso

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Fonte: Época Negócios Online. Foto: Divulgação.