Em show realizado no Rose Bowl, na Califórnia, a equipe de segurança da cantora Taylor Swift utilizou tecnologias de reconhecimento facial em maio deste ano. A revelação foi feita à revista Rolling Stone pelo chefe da consultoria de segurança da Oak View Group – que trabalhou no show- , Mike Downing.
Um quiosque montado dentro dos ambientes do show mostrava cenas de bastidores da cantora, entretanto, o que os fãs não sabiam que a principal função do equipamento era na verdade outra: fazer o reconhecimento facial do público para checar sua identidade. De acordo com Downing, o espaço visava atrair a atenção dos fãs para verificar seus rostos e enviar as imagens para uma base em Nashville, onde a equipe de segurança de Taylor checava se algum dos presentes estava num catálogo de conhecidos stalkers da artista.
O destino e utilização após o show dessas imagens não foram esclarecidos. Segundo a revista, nenhum dos responsáveis — a produtora do quiosque, a consultoria convidada ou a equipe da cantora — responderam oficialmente a qualquer questionamento, o que levanta preocupações sobre a privacidade dos fãs.
A Rolling Stones aponta, ainda, tecnologias do tipo vêm sendo testadas para fins diversos, não apenas de segurança. A organizadora de eventos Ticketmaster, investiu recentemente na Blink Identity, uma startup cujos sensores identificam as pessoas apenas pela passagem delas entre dispositivos. A companhia pretende usar na entrada de show, como por exemplo, eliminando a necessidade da impressão do ingresso.
A Ticketmaster planeja iniciar os testes in loco da tecnologia no início do ano que vem. à entrada em um show, efetivamente eliminando a necessidade da impressão do ingresso
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Fonte: Época Negócios Online. Foto: Divulgação.