Home » Blog » Twitter muda regras para banir fake news no período eleitoral

Twitter muda regras para banir fake news no período eleitoral

Foco ainda é a eleição norte-americana de novembro

Twitter muda regras para banir fake news no período eleitoral Twitter muda regras para banir fake news no período eleitoral

O Twitter anunciou nesta segunda-feira, dia 1º, um conjunto de regras mais rígidas para conter a disseminação de fake news e manipulação política na rede social. O grande foco são as eleições norte-americanas. Em 6 de novembro deste ano, nas chamadas eleições de meio-termo, os norte-americanos irão escolher 36 governadores e parlamentares destes respectivos estados.

Uma das principais alterações nas normas tem a ver com o que, exatamente, será considerado como uma conta falsa. Agora o Twitter passa a observar o tipo de postagem em si, de acordo com uma série de padrões de manipulação política, além da utilização de bios copiadas de outros perfis, imagens falsas ou retiradas de bancos de imagens e informações inconsistentes entre a localidade apontada na conta e o local de realização dos posts.

A empresa também está proibindo a publicação de materiais que sejam frutos de invasão de contas ou obtidos de qualquer maneira ilegal, além de perfis relacionados a esse tipo de prática ou que ameacem outros usuários com esse tipo de comprometimento. Matérias jornalísticas e a postagem de comentários sobre temas desse tipo, entretanto, continuam liberadas.

Entre os resultados positivos das políticas que já estão em vigor, o Twitter cita a remoção de mais de 50 contas que se passavam por membros do partido Republicano americano, além de outros que pareciam pertencer a comitês e organizações de imprensa. Mais de nove milhões de contas são colocadas “sob suspeita” pelos algoritmos do Twitter a cada semana, seguindo para verificação humana ou, então, análise por outros sistemas automatizados ou de cruzamento de informações.

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Foto: Divulgação.