Home » Blog » Universidade italiana usa blockchain para emitir diplomas

Universidade italiana usa blockchain para emitir diplomas

A tecnologia evita que títulos de graduação sejam falsificados

Universidade italiana usa blockchain para emitir diplomas Universidade italiana usa blockchain para emitir diplomas

A Universidade de Cagliari, na região da Sardenha, é a primeira instituição de ensino italiana a emitir certificados de graduação com o auxílio da tecnologia de blockchain. O sistema utilizado pela universidade possibilita a autenticação de certificados e documentos na web de forma aberta, segura e transparente.

De acordo com a reitora da instituição, Maria Del Zompo, a decisão de usar a tecnologia foi tomada para garantir a autenticidade dos certificados europeus dos alunos. “Queremos equipá-los com um instrumento moderno, fácil e imediatamente utilizável em qualquer lugar do mundo”.

Para a reitora, um certificado de graduação em papel ou no formato digital pode ser “facilmente falsificado e alterado”. O sistema implantado pela universidade permite emitir documentos digitais, certificando de que eles não foram falsificados ou manipulados.

Nos Estados Unidos, algumas universidades já começaram a emitir certificados de graduação com a tecnologia, como por exemplo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Fonte: Agência Ansa. Foto: Divulgação.