Setores de tecnologia com potencial de crescimento na crise e pós-crise

As startups estão facilitando e oferecendo soluções para um mundo modificado pelo distanciamento social

Setores de tecnologia com potencial de crescimento na crise e pós-crise Setores de tecnologia com potencial de crescimento na crise e pós-crise

A pandemia causada pela covid-19 também afetou o mercado econômico mundial como um todo, respingando nos ecossistemas de tecnologia e inovação mundo afora. E podemos afirmar que este setor, que tem por característica a transformação constante, não será o mesmo pós-pandemia. 

Nos últimos anos, o ecossistema brasileiro apresentou um amadurecimento relevante, com o crescimento de 20% ao ano, segundo dados Associação Brasileira de Startup. Este amadurecimento fortaleceu também os empreendedores, que estão mais preparados para gestão do negócio. Tudo isso têm servindo de lastro para que muitas startups brasileiras consigam enfrentar este momento delicado de crise e, também, possam ter fôlego no pós-crise.  

Podemos dizer, ainda, a tecnologia e a inovação juntas estão cumprindo um papel ainda mais importante no dia-a-dia das pessoas e para as empresas. Mais do que nunca, as startups estão facilitando e oferecendo soluções para um mundo modificado pelo distanciamento social. Dentre os setores com potencial crescimento nesta crise e pós-crise, estão comunicação, delivery, e-commerce, edtech, fintech e healthtech.

Comunicação – Startups que oferecem soluções para facilitar a comunicação possuem grande potencial neste período, sobretudo, àquelas que promovem a comunicação entre colaboradores de uma empresa ou dos clientes com a companhia.

Delivery – Bastante popular antes mesmo da pandemia, o setor delivery ganhou ainda mais destaque com o distanciamento social decretado em diversas cidades do país. Neste ramo, há empresas que realizam entregas de qualquer objeto e outras mais nichadas, como por exemplo, entrega de comida. 

E-commerce – Com o fechamento de lojas físicas, o varejo investiu ainda mais neste setor. As lojas online permitem ao cliente a possibilidade de comprar sem sair de casa e até mesmo pelo smarthphone.

Edtech- O setor é composto por startups focadas no ensino, seja com plataformas online com vídeo-aulas ou soluções para administrar o dia-a-dia de alunos, pais e professores. 

Fintech- As startups dedicadas ao setor financeiro oferecem produtos e serviços personalizados acessíveis a uma grande parcela da população e, sobretudo, proporcionam a desburocratização.

Healthtech –  Neste grupo, empresas de base tecnológica e inovadora oferecem soluções relacionadas às áreas de saúde e bem-estar, melhorando o acesso à saúde, a precisão de diagnósticos e acelerando processos burocráticos, por exemplo. No setor, há diversos segmentos, como telemedicina, pesquisa farmacêutica, terapias digitais e gestão hospitalar.