O Brasil tem 12.967 startups, de acordo com os dados levantados pelo StartupBase da Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Nesse total, 2.649 foram criadas na capital paulista. São Paulo também é o celeiro dos unicórnios brasileiros, abrigando 9 das 11 empresas de tecnologia e inovação com valor de mercado superior à US$ 1 bilhão. Mas, quem está por no comando dessas companhias? Qual é o perfil dos empreendedores e founders das startups paulistanas?
As características em comum dos empreendedores brasileiros e paulistanos se misturam, uma vez que segundo o levantamento “100 Super Founders” lançado em agosto de 2019 pela Dataminer (braço de pesquisa da plataforma Distrito), são: ter (em média) 30 anos de idade, ter cursado graduação em Administração ou Engenharia na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Administração em instituições como FGV, Stanford e Harvard e abrir uma startups na capital paulista.
O estudo analisou 100 fundadores de 42 empresas brasileiras, 98% deles são homens. Dos nomes avaliados, apenas dois foram de mulheres: Cristina Junqueira, do Nubank, e Karin Thies, da Geru.
Mais de 70% dos fundadores ainda atuam nas empresas que criaram e eventualmente com alguma atividade paralela. De acordo com o levantamento, a maioria dos que saíram se mantém ativa no mundo do empreendedorismo, seja por meio de uma nova empresa, dando aulas, mentorias, ou atuando como investidores.
Ensino – O levantamento revela que 100% dos empreendedores analisados são graduados. As instituições de ensino da capital paulista que mais apareceram na pesquisa no quesito “gradação” são USP, Mackenzie e ESPM. A USP, que já foi considerada por dois anos consecutivos a universidade mais empreendedora do país, possui o maior número de egressos
Dentre os empreendedores ex alunos da USP que mais se destacaram, estão os co-fundadores da Gympass, Cesar Carvalho e João Thayro, os fundadores do iFood, Eduardo Baer, Felipe Ramos, Patrick Sigrist e Guilherme Bonifácio e dos criadores da 99, Ariel Lambrecht, Renato Freitas e Paulo Veras, além da Cristina Junqueira.
Foto: Divulgação.