O que é SCD?

Saiba mais sobre a Sociedade de Crédito Direito

A SCD é uma instituição financeira que visa a liberação de crédito através de capital próprio para operações de empréstimo, de financiamento, e de aquisição de direitos creditórios, exclusivamente através de plataforma eletrônica. 

Empréstimo, segundo o Bacen, é um contrato entre o cliente e uma instituição financeira, pelo qual o cliente recebe uma quantia em dinheiro, que deverá ser devolvida em prazo determinado, acrescida de juros,  não tendo uma destinação específica para uso do valor mutuado.

Já o financiamento, que também é um contrato entre cliente e instituição financeira, possui destinação específica para o uso do valor mutuado. O cliente contrata com a instituição financeira, por exemplo, para aquisição de veículo ou de bem imóvel.

Os direitos creditórios são direitos derivados dos créditos que uma empresa teria a receber, como duplicatas, cheques, aluguéis ou parcelas de cartão de crédito. Os direitos creditórios funcionam como dívidas convertidas em títulos, e podem ser vendidas a terceiros, através de um processo chamado securitização.

Além de serviços de empréstimo e financiamento, a SCD também poderá, adquirir direitos creditórios, analisar crédito para terceiros, cobrar crédito de terceiros, atuar como como representante de seguros na distribuição de seguro relacionado com as operações de empréstimo, de financiamento e de aquisição de direitos creditórios realizados, exclusivamente, por meio de sua plataforma eletrônica, e emitir moeda eletrônica.