Ajudar as pessoas a administrar melhor seu dinheiro e investi-lo com inteligência, para, assim, conquistar a liberdade financeira. Este é o principal objetivo do GuiaInvest, uma plataforma digital focada na educação financeira e em investimentos.
Lançada oficialmente em 2008, após a crise financeira daquele ano, a empresa enfrentou um mercado muito difícil ao longo de sua trajetória. Mas, encontrou também muito espaço para atuar no setor e ajudar a melhorar a vida das pessoas, segundo o sócio-fundador e CEO do GuiaInvest, Daniel Fogaça Becker. O executivo completa:
Isso faz parte do nosso DNA, da forma que a gente encara negócios. A gente quer criar um negócio que mude a vida de muitas pessoas. A gente quer criar um negócio realmente grande, que impacte a sociedade.
A base de todo trabalho desenvolvido pela startup é a Educação Financeira. De acordo com Becker, no Brasil ainda há uma cultura bastante enraizada onde as pessoas não estão acostumadas como lidar com o dinheiro de uma forma inteligente. “Existe um trabalho de base muito forte que a gente tem que fazer, de educar as pessoas lá do comecinho, de como melhor lidar com sua grana, para daí começar a investir com inteligência”, comenta.
O diferencial do GuiaInvest, segundo o CEO, é a forma de se comunicar com os usuários. Sem os termos difíceis do setor financeiro, a startup conversa com seu público de forma direta e pessoal. “A gente consegue, através do digital, ter uma comunicação em massa, onde a gente tem escala, no sentido de que a gente consegue atingir milhões de pessoas. Mas, também em uma conversa muito pessoal, por que a gente sabe de cada pessoa qual o interesse, em que momento ela está na jornada dela como investidor”, explica Becker.
A empresa já contou com mais de 40 mil clientes e 26 mil assinantes na plataforma GuiaInvest Pró, software de análises oferecido pela startup.
Desafios – Uma das grandes dificuldades encontradas pela empresa foi encontrar o modelo de negócios mais adequado. “Como ele nasceu sem modelo, por que ele nasceu de uma solução que a gente criou para uso interno, próprio, não sabíamos como monetizar o GuiaInvest”, lembra o CEO.
Inicialmente a startup adquiriu ao modelo de venda que espaço publicitário no site, que mostrou-se pouco escalável. A primeira mudança foi, então, para formato de assessoria de investimentos, que também não demonstrou o crescimento desejado. E por fim, a empresa adotou o terceiro e a atual modelo: infoprodutos. “São produtos de informação, mas produtos digitais, onde a gente vende treinamento online para pessoas que querem aprender a investir e o nosso software para quem quer fazer suas análises”, explica Becker.
O Marketing Digital é outro grande marco apontado pelo CEO. “Éramos muito bons desenvolvedores de software e da plataforma, mas não sabíamos vender o produto”, recorda.
Becker revela, ainda, os próximos passos da empresa. Com uma relação sólida de confiança com seu público, que acessa diariamente a plataforma, o GuiaInvest planeja oferecer produtos financeiros e soluções de investimento. Segundo o CEO, esse serviço deve começar a ter trabalhado ainda neste ano.
Empreendedorismo – Para quem quer iniciar um negócio, Becker apontou as três principais etapas: identificar muito bem o problema; ter coragem de empreender; ter as habilidades necessárias para fazer o negócio acontecer; e resiliência. O CEO completa:
Eu sou um grande defensor do empreendedorismo. Eu entendendo que ele é uma das melhores formas de transformar o nosso país para melhor. Empreendendo, as pessoas geram mais empregos, geram mais impostos, geram mais oportunidades, transformam a vida das pessoas.
SL DOCS– Com episódios disponibilizados mensalmente, a série SL DOCS, do Silva | Lopes Advogados, mostra startups de destaque nacional e internacional e exalta o quão rico é o ecossistema.