Existem três tipos de Acionista Controlador, são eles: Acionista Controlador Individual, pessoa física ou jurídica que vai ter 50%+1 do capital votante dentro da companhia; Acionista Controlador Compartilhado, grupo de pessoas que vai organizar dentro do Acordo de Acionista como será a votação do capital votante dos 50%+1; e Acionista Controlador Pulverizado, não possui 50%+1 da companhia, mas consegue determinar e eleger os administradores e as estratégias relevantes no negócio da empresa.
Entre as competências do Acionista Controlador está o poder de eleger a maioria dos Administradores da Companhia e deve usar seu poder para organizar e dirigir os órgãos sociais da companhia e orientar o funcionamento desses. Além disso, deve sempre buscar o objeto e função social da sociedade. Em casos de abuso de poder há responsabilização do Acionista Controlador.
É comum que o Acionista Controlador dentro da companhia, eventualmente faça mau uso de alguma atribuição, é por isso que é essencial que ele realize a aprovação de contas. Lembrando que o Acionista Controlador possui poder limitado e pode responder frente a acionistas minoritários.