A Sociedade Limitada é o tipo de sociedade mais utilizado no Brasil. Pesquisas apontam que a Sociedade Limitada corresponde a 90% das sociedades empresárias registradas nas Juntas Comerciais.
O sucesso do tipo de sociedade se dá devido à limitação da responsabilidade dos sócios e à contratualidade da relação. Os empreendedores podem limitar suas perdas e os sócios podem estipular grande parte do funcionamento da sociedade através do contrato social, tendo menos regulação em comparação com uma sociedade por ações.
A sociedade limitada, é disciplinada em capítulo próprio do Código Civil, mas também se aplicam regras das sociedades simples.
As sociedades limitadas geralmente são sociedade de duas ou mais pessoas, onde as habilidades e atributos dos sócios são importantes para se alcançar o objeto da sociedade. A sociedade é constituída através do contrato social e a participação de cada sócio são divididas em quotas sociais.
A sociedade limitada será administrada por um ou mais administradores, nomeados pelos sócios. Porém, as decisões mais importantes ainda deverão ser tomadas somente pelos sócios.