O momento ideal para definir a melhor estratégia tributária é uma das dúvidas comuns entre os empreendedores. Para ter esta resposta é necessário primeiro responder outro questionamento: “Como está definido o modelo de negócio?”.
Sem antes saber como a startup pretende explorar suas atividades, não há como desenvolver qualquer estratégia tributaria válida, e se entra em um ciclo vicioso de “depende se”. Portanto, a empresa não deve perseguir estratégias fiscais para realizar suas atividades, mas sim, as estratégias fiscais é que devem decorrer da forma como ela pretende realizar as suas atividades.
Também é comum que startups que já estão faturando possuam um modelo de negócio que não favorece a tributação. Nestes casos, após boa análise das condições da empresa (tanto de mercado como de organização interna), a estratégia tributária é montada e acaba por alterar o modelo de negócio até então desenvolvido e praticado.
É importante reforçar que a estratégia tributária vem após algum modelo de negócio já ser definido e, de preferência, posto em pratica. Desta forma, uma empresa sem faturamento ou sem proposta de modelo de negócio, não será objeto de estratégia tributária válida.
Além de uma proposta de modelo de negócio, o empresário dever definir as suas expectativas societárias. As decisões do negócio não serão tomadas pelas assessorias (tanto as jurídicas como as contábeis) e sim por você e seu sócios, assim como o modelo de negócio e a estratégia tributária. Cabe a estas assessorias, prestar informações úteis para que a startup se desenvolva de forma viável e os sócios mantenham bom relacionamento.
É imprescindível que a definição de um modelo de negócio seja viável e condizente com a condição atual da empresa, dentro das regras fiscais e de forma regular. A correção do modelo de negócio para o tornar viável do ponto de vista fiscal é sempre traumatizante ao empresário: evite esta situação iniciando de forma correta.