Os contratos de aceleração de startups são realizados por empresas preparadas para este tipo de processo, as aceleradoras. Este importante passo na trajetória de uma startup é realizado normalmente em conjunto com um contrato de investimento, realizado (geralmente) pela própria aceleradora ou por outra empresa de seu grupo econômico.
A aceleração tem como principal objetivo possibilitar que o empreendedor receba dicas e mentorias de como se portar diante do mercado. Neste processo, a maioria das aceleradoras também auxiliam os empreendedores a validarem o seu negócio.
Normalmente, as empresas/startups que passam por um processo de aceleração são aquelas que encontram-se em estágio inicial, podendo, desta forma, alterar ou não seus modelos de negócio. Essa decisão de mudança é feita com o auxílio de mentorias e ensinamentos que o corpo de profissionais da aceleradora possui.
Mas, como tornar minha startup atraente para as aceleradoras? Você deve estar se perguntando neste momento. Engana-se quem pensa que é fácil conseguir entrar em um processo de aceleração.
As aceleradoras possuem diferentes tipos de processos seletivos, e somente aquelas empresas que a equipe das aceleradoras realmente observam potencial no estágio em que se encontra e onde pode chegar que são selecionadas
Startups que recebem aceleração, naturalmente, obtém retornos ao seu negócio com mais velocidade, somado a isto, caso a empresa também receba aporte financeiro, acaba sendo a combinação perfeita.