Não é só de praia e carnaval que vive o Rio de Janeiro. O Estado é um importante polo de tecnologia e inovação. De acordo com levantamento do Distrito Dataminer, elaborado pela empresa de inovação Distrito, atualmente o Rio de Janeiro conta com 469 startups e empresas de base tecnológica.
No total, as startups fluminenses estão divididas em 32 setores do ecossistema de tecnologia e inovação. O setor de edtech divide a primeira colocação com o de fintech, cada um com 56 startups. Também se destacam as áreas de Indústria 4.0, que conta com 45 empresa; Healthtech, com 40; e adtech e retailtech, contando 39 cada.
Confira as dez startups do Rio para ficar de olho:
Beep Saúde – A empresa, que nasceu em 2016, oferece serviços de saúde para os usuários, como, por exemplo, o serviço de vacinação domiciliar. Além do Rio de Janeiro, a startup opera também em São Paulo e Brasília e conta com uma equipe de mais de 200 funcionários.
ChefsClub – A startup oferece um plano de assinatura, onde o usuário pode escolher entre os mais de 3 mil restaurantes em 27 cidades brasileiras cadastrados em sua plataforma para ter benefícios.
Clubinho de oferta – O marketplace de entretenimento infantil realiza venda de ingressos promocionais de atrações infantis, como teatro, circo, shows, parques. A startup opera em São Paulo e Niterói, além da capital fluminense.
Descomplica – A plataforma de ensino foi criada em 2011, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A startup já captou diversos investimentos com a participação de fundos como Valar Ventures, 500 Startups e Valor Capital Group.
EmCasa – A startup atua no ramo de compra e venda de imóveis no Rio de Janeiro e em São Paulo. A EmCasa ajuda as pessoas em todo o processo de compra – desde a sua busca online e visita até a negociação, a aprovação de crédito e o fechamento.
EqSeed – A empresa conecta investidores com as melhores startups e empresas em expansão para fazer rodadas de investimento de até R$ 5 milhões.
Fazenda Futuro – A empresa é a primeira foodtech brasileira a produzir carne de plantas com textura e gosto de carne.
GYRA+ – Especialista em operações de crédito para a nova era digital, a GYRA+ oferece capital de giro a vendedores de e-commerce. A startup usa tecnologia e big data para facilitar tanto a análise quanto o processamento de crédito.
Voa Educação – Plataforma de ensino que auxilia educadores com inteligência sobre os dados pedagógicos dos alunos. O aplicativo conta com a presença do Zeca, um assistente que ajuda os educadores a saberem mais dos alunos usando indicadores, gráficos e visualizações de dados.
Zoom – Tanto em seu site quanto no aplicativo, o Zoom permite a comparação preços de lojas confiáveis. Além de comparar, o usuário pode acessar informações de produtos de lojas de e-commerce.